PR Safra 2025/26: chuvas aceleram plantio da soja

Relatório do Deral aponta avanço das safras e boas perspectivas de produtividade em diferentes regiões

30.09.2025 | 15:43 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Deral

O plantio da soja no Paraná avançou em ritmo acelerado após as chuvas da última semana, de acordo com o boletim de Condições de Tempo e Cultivo do Departamento de Economia Rural (Deral), referente ao período de 23 a 29 de setembro. O cenário também é positivo para o milho de primeira safra, cujo desenvolvimento inicial das lavouras foi favorecido pelas precipitações.

O Deral aponta que, em algumas regiões, o plantio da soja está próximo da conclusão, enquanto outras áreas avançam de forma mais cautelosa, aguardando volumes pluviométricos mais regulares. No milho, a semeadura se aproxima do fim nas regiões mais quentes, com incremento de área em relação ao ano passado, impulsionado pelo interesse em viabilizar a sucessão com a segunda safra.

Cultivos de inverno

As lavouras de cevada sofreram impactos pontuais devido a temporais e ventos fortes, mas o Deral destaca que a colheita e a maturação seguem avançando sem prejuízos generalizados. A colheita do trigo também está próxima da conclusão, e, apesar de geadas e temporais, a produtividade permanece com boas perspectivas.

Outras culturas

  • Arroz: o preparo do solo em áreas de várzea para o plantio de arroz pré-germinado segue em andamento, com boas condições nas lavouras já implantadas.
  • Batata: lavouras encontram-se em fase de implantação e desenvolvimento, beneficiadas pelas chuvas recentes.
  • Cana-de-açúcar: a colheita segue dentro do cronograma; enquanto as áreas recém-plantadas apresentam bom rebrote.
  • Cebola: o cultivo segue em desenvolvimento, com tratos culturais sendo realizados em áreas recém-implantadas.
  • Feijão: as lavouras estão em diferentes estágios de plantio; apesar da redução de área, o Deral aponta que o desenvolvimento vegetativo segue satisfatório.
  • Mandioca: em alguns locais, o plantio de novas áreas está em fase de finalização; já as lavouras existentes se beneficiaram das chuvas recentes.
  • Morango: a colheita foi iniciada em algumas regiões, com boa produção e qualidade; o Deral indica expansão da área e aumento de produtores.
  • Tabaco: foi registrado o transplante das mudas em estágio avançado, com boa evolução das lavouras, mesmo após geadas.
  • Pastagens: as pastagens apresentaram recuperação após chuvas, embora a produção de massa verde ainda seja limitada, gerando aumento nos custos de suplementação do rebanho.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025