População ocupada no agronegócio bate recorde no 2º trimestre
Setor registrou 28,2 milhões de trabalhadores, com aumento na participação feminina e escolaridade
O plantio da soja no Paraná avançou em ritmo acelerado após as chuvas da última semana, de acordo com o boletim de Condições de Tempo e Cultivo do Departamento de Economia Rural (Deral), referente ao período de 23 a 29 de setembro. O cenário também é positivo para o milho de primeira safra, cujo desenvolvimento inicial das lavouras foi favorecido pelas precipitações.
O Deral aponta que, em algumas regiões, o plantio da soja está próximo da conclusão, enquanto outras áreas avançam de forma mais cautelosa, aguardando volumes pluviométricos mais regulares. No milho, a semeadura se aproxima do fim nas regiões mais quentes, com incremento de área em relação ao ano passado, impulsionado pelo interesse em viabilizar a sucessão com a segunda safra.
As lavouras de cevada sofreram impactos pontuais devido a temporais e ventos fortes, mas o Deral destaca que a colheita e a maturação seguem avançando sem prejuízos generalizados. A colheita do trigo também está próxima da conclusão, e, apesar de geadas e temporais, a produtividade permanece com boas perspectivas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura