Portaria amplia eficiência no transporte de cana

Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), publicou no Diário Oficial da União a regulamentação das composições de 11 eixos e capacidade de transportar até 91 toneladas de cana

16.03.2022 | 13:52 (UTC -3)
UNICA
A medida representa avanço em eficiência e sustentabilidade para o setor sucroenergético. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
A medida representa avanço em eficiência e sustentabilidade para o setor sucroenergético. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (15/03) a regulamentação das composições de 11 eixos e capacidade de transportar até 91 toneladas de cana. A Portaria 268/2022 foi assinada pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ontem, na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo.

A ampliação das configurações das Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso bruto total combinado de 74 toneladas para até a 91 toneladas foi aprovada no ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) depois de estudo encomendado ao Observatório Nacional de Segurança Viária.

A medida representa avanço em eficiência e sustentabilidade para o setor sucroenergético. Um dos impactos positivos dessa ampliação é a redução das emissões de gases poluentes no transporte da cana da lavoura até as usinas.

A Portaria regulamentou também o uso de semirreboques dotados de 4 eixos pelo setor. A próxima safra da cana-de-açúcar se inicia em abril.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro