Portal do Curso de Tecnologia Pós-Colheita está no ar

25.10.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os interessados em tecnologia pós-colheita de frutas e hortaliças já têm à disposição uma ferramenta com dezenas de informações, links, artigos e livros relacionados aos tópicos abordados no curso que discute a temática anualmente. Acessado no endereço

, o portal traz informações sobre a diferença entre as perdas pós-colheita de países desenvolvidos e não desenvolvidos, - algumas das soluções e tecnologias apontadas para diminuição de perdas, dados da primeira edição do curso - fotos das demonstrações práticas e teóricas e as avaliações realizadas pelos participantes.

O portal é desenvolvido com base na plataforma Liferay - um gerenciador de conteúdo profissional de código-fonte aberto, que fornece documentação livre para os usuários. O Liferay é adotado oficialmente pela Embrapa por ser desenvolvido em linguagem Java. O portal é acessado facilmente, permitindo ao interessado a navegação e localização das informações com rapidez.

Informação para inscrição no III Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, que será realizado na semana de 19 a 23 de agosto de 2013, também já está disponível no portal.

As perdas pós-colheita ainda são altas, sendo que alguns estudos apontam números diferentes, mas sempre considerando valores entre 20-30%. Estas perdas referem-se ao produto mas, quando adicionadas às perdas indiretas, os valores são ainda maiores. Por esse motivo, desde 2011 a Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) tem realizado o curso de tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças, sob a organização e coordenação do pesquisador Marcos David Ferreira.

De acordo com ele, o objetivo principal do curso é levar informações atuais e novas tecnologias para produtores, técnicos, extensionistas, atacadistas, pesquisadores, professores e estudantes ligados à pós-colheita de frutas e hortaliças para minimizar perdas e ampliar melhorias no setor. “Assim, cria-se um fórum de discussão especializado, com troca de informações, contribuindo para melhoria deste importante segmento e aumento da competitividade do setor”, afirma.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025