Termina vazio sanitário da soja no PR e no MT
“A partir de abril do ano que vem, o produtor de café já poderá contar com políticas de sustentação de preços, que virão mais cedo para atender as demandas do mercado”. A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (16), pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Na ocasião, Stephanes anunciou o investimento de mais R$ 2 bilhões para apoiar a cafeicultura.
Segundo o ministro, pesquisas e levantamentos estão sendo preparados para que as medidas de sustentação de preço sejam tomadas, com antecedência, nas próximas safras. “Queremos rapidez e presteza, atuação mais efetiva do que nos anos anteriores”, ressaltou. Segundo ele, tais medidas podem evitar problemas futuros.
Avaliação - Stephanes fez ainda um breve relato sobre o comportamento do agronegócio em ano de crise econômica internacional. “Os agricultores plantaram bastante e a agricultura puxou, em grande parte, o comércio internacional”. Em contrapartida, ele destacou que as questões climáticas foram responsáveis pelos maiores prejuízos. “A seca na região Sul, especialmente no Paraná, e Mato Grosso somaram perdas de nove milhões de toneladas, além do excesso de chuva em diversos pontos do País”.
Otimista, Stephanes prevê melhora para o setor no próximo ano. “A intenção de plantio é muito boa e as previsões climáticas também são bastante favoráveis; assim, poderemos recuperar as perdas que tivemos com a seca e a chuva durante este ano”, finalizou.
Sophia Gebrim
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura