Tuzzi doa 20 leitos para atender casos de Coronavírus em São Joaquim da Barra
Produção em tempo recorde contou com o apoio dos colaboradores e vai atender hospital de campanha do município
Um novo software digital interativo, capaz de realizar o diagnóstico rápido de pragas, doenças e distúrbios fisiológicos das culturas da maçã, morango e pêssego, é um dos lançamentos dos 47 anos da Embrapa. Denominado de Uzum Web, o sistema especialista é uma nova alternativa gratuita à disposição do setor produtivo.
A ferramenta estreou em 2011, com o Uzum Web Uva, e os bons resultados junto aos produtores e técnicos foram um grande indicativo para a equipe da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves – RS) desenvolver o Uzum Web Maçã, Uzum Web Morango e o Uzum Web Pêssego, todos disponíveis na página da Embrapa.
“Esse diagnóstico rápido só é possível a partir de uma base de conhecimento que contou com a participação de diversos especialistas. Utilizando um mecanismo de inteligência artificial, o Uzum se apropria deste conhecimento e se torna um especialista virtual para realizar o diagnóstico”, explica o pesquisador em modelagem de sistemas da Embrapa Uva e Vinho, Flávio Bello Fialho, responsável pelo desenvolvimento do Uzum. Ele destaca que essa agilidade no diagnóstico é fundamental para o controle e redução dos prejuízos.
Ele explica que a partir do acesso ao sistema online, o usuário responde às perguntas escolhendo as fotos do sistema que mais se parecem com a realidade do pomar até chegar ao diagnóstico, processo que demora apenas alguns minutos.“O Uzum funciona como um guia orientador, mas não substitui o trabalho de um técnico”, destaca Fialho. Ele comenta que o sistema não fornece, por exemplo, a recomendação dos produtos para o controle.
O sistema também oferece o acesso às recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e lista de links de publicações que fornecem informações adicionais detalhadas sobre cada um dos distúrbios.
O especialista Heleno Facchin, que é diretor-técnico da Associação dos Produtores de Frutas de Pinto Bandeira (Asprofruta), município que é a Capital do Rio Grande do Sul do Pêssego, foi um dos validadores do sistema.“O Uzum é uma ferramenta de uso fácil, amigável e sem dúvida será uma ótima alternativa para auxiliar o produtor no dia a dia da propriedade”, avalia Facchin.
Ele destaca a oportunidade de o setor público oferecer uma ferramenta digital sem custos, compartilhando o conhecimento da sua equipe e dando acesso à tecnologia de ponta para os pequenos e grandes produtores, com atualizações frequentes. “Uma boa solução para os que não têm condições de pagar o técnico de forma contínua teem um rápido diagnóstico, agilizando o controle e as perdas da produção”.
O Uzum web é um dos resultados do projeto de pesquisa "Sistemas especialistas para diagnóstico de doenças, pragas e distúrbios nutricionais e fisiológicos em fruteiras de clima temperado", que contou com recursos da Embrapa. As versões para morango e pêssego foram resultado do trabalho conjunto com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS). Já o Uzum Web Uva contou com a colaboração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Até o fim de 2020, os usuários do Uzum poderão utilizar o aplicativo para celular e tablet, com acesso offline.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura