Plano ABC + Bahia é lançado na Bahia Farm Show 2024

Portaria publicada pela Secretaria da Agricultura da Bahia prevê adaptação às mudanças climáticas na agropecuária

11.06.2024 | 14:58 (UTC -3)
Revista Cultivar, com informações da Secretaria da Agricultura da Bahia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Bahia Farm Show 2024 iniciou hoje e foi palco do lançamento oficial do Plano ABC + Bahia, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana. A Portaria foi publicada sob o número 013/2024, no mês de março deste ano, pela Secretaria da  Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Estado da Bahia, e prioriza a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A Bahia Farm Show segue até 15 de junho, em Luiz Eduardo Magalhães. 

A portaria prevê metas ambiciosas para a recuperação de áreas degradadas, adoção de sistemas sustentáveis de produção e uso de tecnologias inovadoras. O plano também é conhecido como o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono, e visa enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas no setor agropecuário.

O projeto está vigente até o ano de 2030, e vai consolidar práticas agrícolas resilientes, produtivas e ambientalmente responsáveis, fundamentadas em pesquisas científicas. Outro destaque é que o plano operacional do ABC + Bahia conta com tecnologias para a produção sustentável, como é o caso da Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), do Sistema de Plantio Direto, da Terminação Intensiva de Bovinos, da Recuperação de área degradadas, dos Sistemas irrigados, dos Bioinsumos, e de outras inovações que trazem oportunidades de negócios para o produtor rural.

Os produtores rurais também contam com um eixo de acesso a crédito e financiamentos via Programa ABC e outras linhas de crédito para a adoção e estímulo dos sistemas produtivos sustentáveis que promovam a baixa emissão de carbono. 

A iniciativa é realizada em conjunto com 25 instituições públicas e privadas, que contribuem na gestão, execução e monitoramento do plano.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro