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O grupo Pirelli tem como objetivo crescer mais na América Latina e no Brasil, reafirmando-se no segmento de pneus para veículos da construção civil e agrícola, e anuncia o retorno nestes setores à exportação para os mercados mundiais a partir de 2011.
Os novos planos de desenvolvimento na América Latina e no Brasil, que se somam aos anunciados em julho passado no setor de automóveis e de veículos industriais, foram apresentados por ocasião do II Fórum Econômico Brasil Itália na presença de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, Claudio Scajola, Ministro do Desenvolvimento Econômico, Umberto Vattani, Presidente do ICE, Emma Marcegaglia, Presidenta da Confindustria, Corrado Faissola, presidente da ABI e Marco Tronchetti Provera, Presidente mundial do Grupo Pirelli.
Novos Investimentos, pesquisa, demanda nos setores veículos industriais e agro
Coerentemente à estratégia de reforço nos setores e nos mercados de maior taxa de crescimento, o Grupo investirá um total de 100 milhões de dólares no segmento de veículos para a construção civil, minas, mineração e veículos agrícolas destinados a ampliar a capacidade produtiva e a desenvolver as mais avançadas tecnologias para pneus radiais, seja no segmento de veículos agrícola ou da construção civil, no novo pólo tecnológico para pneus de veículos especializados em Santo André, no Brasil. Este novo centro de excelência amplia o Pólo tecnológico de Santo André e reforça mundialmente as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Pirelli, desde sempre concentrados dentro da Pirelli Pneus.
Os novos investimentos se concentrarão na fábrica da Pirelli em Santo André e serão destinados à criação de um departamento de vanguarda para a produção de pneus para a construção civil, para a modernização e a ampliação da capacidade produtiva das divisões destinadas à agricultura e ao desenvolvimento das mais avançadas tecnologias para pneus radiais. Esta atividade de pesquisa e desenvolvimento será realizada em conjunto com as montadoras no novo pólo tecnológico para pneus especializados.
Os 100 milhões de dólares em novos investimentos no setor de pneus especializados, ou seja veículos agrícolas, para a construção civil, minas e mineração, se somam ao plano de investimentos de 300 milhões de dólares a serem realizados no período 2008-2011, destinados à produção e ao desenvolvimento tecnológico de pneus de automóveis e veículos industriais. Este plano foi apresentado em São Paulo no último mês de julho, por ocasião do início das comemorações pelos 80 anos de presença industrial e comercial da Pirelli no Brasil.
A estratégia de reforço no Brasil dos segmentos de veículos para a construção civil e agrícola consolidará a liderança do grupo Pirelli nos mercados latino-americanos e visa suprir o incremento da demanda em tais setores, com produtos inovadores desenvolvidos em conjunto com as casas montadoras. Mundialmente, espera-se um crescimento total do segmento de pneus especializados de aproximadamente 7,5% para os próximos três anos.
Em virtude de tais previsões de crescimento, a Pirelli prevê, portanto, o próprio retorno à exportação de pneus especializados nos mercados mundiais a partir de 2011.
Especialmente no segmento de veículos para a construção civil, minas e mineração, os mercados de maior crescimento serão exatamente o brasileiro, com previsão de crescimento total de 37% no período de 2010-2013 em relação a 2008, e o latino americano, com crescimento estimado de 25% no mesmo período. Tais previsões estão em grande parte ligadas às grandes obras de infra-estrutura iniciadas no continente, a exemplo do novo canal do Panamá, das obras ligadas às Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 e à Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.
Também no setor agrícola, o Brasil e toda a América Latina se anunciam como os mercados mais promissores, com um incremento total da demanda, no período de 2010-2013, de cerca de respectivamente +20 e +15% em relação a 2008.
Os novos investimentos permitirão, no triênio 2010–2012, um aumento total de produção de aproximadamente 40% de pneus para veículos de construção civil e agricultura.
Pirelli na América do Sul
No período 2004-2007, cerca de 300 milhões de dólares já foram investidos nas fábricas brasileiras para a inovação tecnológica das fábricas, a renovação do portfolio de produtos, além do incremento da capacidade produtiva que aumentou, no período, o total de 25% em todos os principais segmentos, ou seja, automóveis, motocicletas, veículos industriais, agrícolas e da construção civil.
Entre 2005 e 2008, as vendas da Pirelli na América do Sul cresceram em um total de 21%, superando em 2008, pela primeira vez, o patamar de dois bilhões de dólares em faturamento. O Brasil contribuiu para este resultado com mais de 60%, mais de 1,2 bilhões de dólares.
O objetivo de crescimento da Pirelli Pneus no Brasil no triênio 2009-2011 é de um aumento total do faturamento de mais de 10% em relação a 2008, apesar de um 2009 que, conforme anunciado, sofreu impactos pela forte crise da demanda em nível mundial.
O Brasil, onde a Pirelli está presente desde 1929, é um dos países determinantes para as estratégias de crescimento do grupo. O país representa o primeiro mercado automobilístico e de veículos industriais do continente sul americano e um dos maiores em nível mundial. O Brasil abriga as mais importantes casas automobilísticas, de motocicletas e de produção de veículos industriais da América do Sul e as principais em nível mundial.
A forte presença neste mercado é, portanto, especialmente estratégica em uma fase de crise mundial como a atual, seja porque a área, levada particularmente pela economia emergente do Brasil, sente menos a queda da demanda, seja porque oferece uma estrutura de custos mais eficiente e uma base competitiva para a exportação.
O coração industrial e tecnológico da Pirelli na América do Sul é a fábrica de Santo André, que entrou para o grupo há 80 anos e que emprega 2.200 pessoas na produção de pneus para veículos industriais. Ao longo do tempo, a presença e a importância industrial e comercial do grupo cresceram constantemente, tanto que atualmente a Pirelli é líder absoluta no Brasil e em toda a América do Sul.
Graças também ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Santo André, as fábricas da Pirelli no Brasil são ponto de referência para a indústria automobilística, de motos e para os veículos industriais tanto na América do Sul quanto do Norte. Nas unidades brasileiras da Pirelli são produzidos os pneus destinados a todas as montadoras presentes na área entre as quais Fiat, Chrysler, New Holland, Iveco, Volkswagen, Audi, General Motors, Ford, Peugeot, Daimler, Honda, Suzuki, Yamaha, Mitsubishi, Toyota, Mazda, Scania e Volvo.
O pólo tecnológico e industrial de Santo André que, neste momento, amplia-se por conta do pólo de pesquisa para pneus especializados, é um dos centros mundiais de excelência não apenas no grupo Pirelli, mas de todo o setor de pneus. Em particular, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Santo André colabora com os pólos tecnológicos da Pirelli Pneus, que representam o coração da pesquisa do grupo Pirelli e estão estabelecidos na Itália, Alemanha, Grã Bretanha, USA e China. O Campo Provas Pneus Pirelli, em Sumaré, completa a excelência do pólo de Santo André. O Campo se estende em uma área de 200 mil metros quadrados e se tornou ponto de referência para os testes de pneus e veículos de todos os segmentos (auto, moto, veículos agrícolas e industriais, SUV etc)
A América do Sul em 2008 representou 33% do faturamento total da Pirelli Pneus, equivalente a mais de 4,1 bilhões de euros (mais de 6 bilhões de dólares). A posição de liderança na América do Sul se demonstra seja no canal do equipamento original, seja em todos os principais mercados de reposição, especialmente no Brasil, onde a Pirelli conta com uma rede de distribuição de mais de 600 pontos de venda exclusiva.
A posição de liderança no Brasil e em toda a América do sul foi confirmada mais vezes nestes últimos anos por meio de diversas pesquisas de mercado. No final de outubro, a pesquisa de mercado “Top of Mind”, promovida pelo grupo editorial Folha de São Paulo, em sua 19ª edição, premiou a marca Pirelli como a mais conhecida pelo público masculino. A marca foi indicada pelos entrevistados do sexo masculino como a mais lembrada em absoluto entre as marcas de todas as categorias presentes no País. Também em uma amostragem de cerca de seis mil entrevistados em 160 cidades brasileiras, a Pirelli foi, de longe, a marca mais conhecida na categoria pneus, com um recorde histórico de pontuação e um significativo destaque sobre o concorrente mais próximo.
O Brasil concentra cerca de 90% da produção sul-americana da Pirelli Pneus, dos quais mais de 35% são destinados à exportação, prevalentemente para os mercados da área do NAFTA (Estados Unidos, Canadá e México) para os equipamentos da Ford Mustang e F150, GM Camaro, Mercedes ML, VW Beetle e para os produtos destinados ao mercado de reposição.
Atualmente, de um total de 23 unidades industriais do grupo Pirelli Tyre, sete estão no continente sul-americano e são aptas a produzir pneus para automóveis, veículos industriais, motocicletas e para construção civil. Cinco fábricas estão localizadas no Brasil (Feira de Santana na região nordeste do País, Santo André, Sumaré e Campinas no estado de São Paulo e Gravataí no sul do País), uma na Venezuela, nas proximidades de Caracas, e uma na Argentina, perto de Buenos Aires. O escritório central da Pirelli na América do Sul fica em São Paulo.
O total de funcionários da Pirelli Pneus na America do Sul é de cerca 11.400 pessoas, das quais mais de 9.600 no Brasil.
“Retratos do Brasil”, uma exposição pelos 80 anos da Pirelli no Brasil
Por ocasião do II Forum Econômico Brasil-Itália, a Pirelli inaugurou, em continuidade às celebrações de seus 80 anos no País, a mostra “Retratos do Brasil”, uma seleção de obras de arte provenientes da Coleção Pirelli e da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, que ficarão expostas até o dia 6 de dezembro na Bienal de Arquitetura de São Paulo, um dos centros culturais de nível internacional mais importantes da América Latina.
Inauguraram a exposição, na noite de 9 de novembro, o Embaixador da Itália no Brasil Gherardo La Francesca, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Marco Marsilli e o Presidente da Pirelli Marco Tronchetti Provera, na presença de autoridades do governo federal e estadual e personalidades do mundo institucional e cultural e de toda a delegação italiana presente ao Fórum Econômico.
Os quadros e as fotografias de “Retratos do Brasil” descrevem o Brasil por meio dos rostos de seus habitantes e os lugares mais significativos, retratados por artistas como Di Cavalcanti, Carybé, Clóvis Graciano, Aldemir Martins, Djanira e tantos outros que criaram um imaginário moderno, aproximando a arte do povo das ruas, elegendo-o, desta forma, como emblema dinâmico da brasilidade. Os quadros estão sendo expostos ao público pela primeira vez, enquanto que a Coleção Pirelli/MASP de Fotografias é fruto de uma das mais longas e significativas parcerias nunca antes realizadas no Brasil entre uma empresa, a Pirelli, e um grande museu, o MASP.
Fonte e mais informações: FSB Comunicações - 11 3165.9596
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