Phibro demonstra ganhos de eficiência de fêmeas suplementadas com proteinado de baixo consumo e Virginiamicina

05.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

O uso da suplementação nutricional como estratégia para garantir escore corporal das fêmeas durante a seca e seus benefícios para a manutenção da fertilidade foi o foco da palestra ministrada pelo médico veterinário Diede Loureiro Neto, no 3º Dia de Campo da Fazenda Paredão, de Wanderley (BA).

Ao lado do diretor técnico da divisão de bovinos da Phibro Animal Health, Danilo Grandini, o consultor relatou a experiência bem sucedida conseguida com o manejo nutricional de 30 mil fêmeas nas Fazendas Canadá e Fazenda 2000, do Grupo Golin, em Juçara (GO). O experimento utilizou dieta a base de suplemento protéico de baixo consumo (200 gramas vaca dia) adicionado do aditivo melhorador de desempenho Virginiamicina, em sistema que visa a produção de novilhos superprecoces nas duas propriedades.

Cerca de 250 convidados estiveram presentes ao dia de campo da Paredão que este ano contou com programação intensa e debates variados sobre um tema central, “O desafio da pecuária a pasto nos extremos – Eficiência alimentar e reprodutiva entre a abundância e o estresse”. Diede apresentou os resultados obtidos pela adição da Virginiamicina na suplementação das vacas lactantes que demonstraram ganhos de eficiência em diversos parâmetros de performance.

Segundo Danilo Grandini, neste exemplo de suplementação feito pelo Grupo Golin, o ponto mais importante foi a possibilidade de dispensar o uso de altas quantidades de grãos pela melhoria do uso dos nutrientes oriundos da fermentação ruminal, potencializada pela ação da Virginiamicina. Em termos econômicos, houve redução significativa de custo de produtividade, sem dificultar o manejo da fazenda.

“Foi sem dúvida uma atividade de campo muito positiva de altíssimo nível nos temas abordados nas palestras que enfatizaram as variadas condições adversas que o pecuarista enfrenta cotidianamente na fazenda”, finalizou Denis Pineda, proprietário da Fazenda Paredão.

A propriedade no ano passado participou de um experimento em parceria com a Phibro com o uso da Virginiamicina em 100 vacas para melhorar a conversão alimentar, entre outros parâmetros zootécnicos. Para este ano, a Fazenda Paredão pretende repetir a estratégia com o uso do aditivo para 1.300 vacas do plantel.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025