PGP a pasto capixaba apresenta resultados na Fazenda Paraíso

08.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sandra Lima

No último sábado (2), foi divulgado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) os resultados de sua Prova de Ganho de Peso a pasto, realizada em uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A PGP Nelore ECO e convidados foi realizada em parceria com as Fazendas Ecológicas, localizada em São Mateus (ES). O evento, que marcou o encerramento da PGP a Pasto capixaba, aconteceu na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES). Durante um período total de 294 dias, 34 animais foram avaliados com o objetivo selecionar os que se destacaram. A ação faz parte do calendário de ações da ACCN, que visam fomentar a raça e o melhoramento genético do rebanho do Espírito Santo.

"O objetivo destas provas é o de testar machos da mesma raça e faixa etária em igualdade de condições de ambiente. São avaliadas diversas características como ganho de peso, peso final, circunferência escrotal e o tipo dos animais", explica Roberto Winkler, gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Vitória (ES), que também lembra que as diferenças geradas pelo ambiente são reduzidas ao máximo, concluindo-se assim resultados seguros e que apontam as diferenças exclusivamente genéticas entre os animais avaliados. A classificação da PGP Nelore ECO e Convidados foi: 1º Fazenda Heringer; 2º Fazenda Derribadinha e 3º Fazenda Heringer.

Os melhores animais normalmente são retidos por seus proprietários em seus planteis. Como são geneticamente superiores, a recomendação é a de que sejam utilizados nos rebanhos para disseminar sua genética. Caso a intenção do criador seja a de vender os animais participantes da PGP a Pasto, todos recebem um certificado que comprova suas participações e atesta suas respectivas colocações que alcançaram durante o processo, dando segurança aos pecuaristas.

"Em um estado de pequenas extensões territoriais, como o Espírito Santo, nosso objetivo não é o de constituir um grande rebanho, e sim possuir animais de qualidade, que produzam carne de qualidade para exportação, aproveitando nossa posição geográfica. E a Prova de Ganho de Peso a Pasto é uma ação importantíssima para fomentar o investimento em genética", aponta Victor Paulo de Miranda, Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025