Pesquisas em Defesa Agropecuária são apresentadas por Fiscais da Adab

11.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Fiscais estaduais agropecuários apresentaram suas pesquisas em Defesa Agropecuária, esta semana, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Dentre os trabalhos expostos abordaram análise de resíduos de agrotóxicos em frutas, bem-estar animal, impacto econômico relacionado com o possível ingresso de pragas da citricultura, determinação de padrões de classificação de mel com vistas ao estabelecimento de identidade legal dos produtos oriundos da apicultura e meliponicultura, além de uma proposição sobre o novo conceito de praga.

As apresentações aconteceram durante a Iª Semana Entomológica da Bahia (SINSECTA) realizada na UFRB até o próximo dia 9 e o o IIIª Simpósio Baiano de Defesa Agropecuária, constituído de duas mesas-redondas, uma versando sobre Atualidades Técnico-Científicas no estudo de Mosca-das-Frutas, coordenada por Drª Mª Aparecida Bitencourt (UESC), teve como prelecionistas Dr. Antonio Souza do Nascimento (EMBRAPA/CNPMF), Drª Iara S. Joaquim Bravo (UFBA) e Drª Beatriz Paranhos (EMBRAPA/CPATSA). A outra, coordenada por Dr. Paulo Emílio V. Torres (Adab) abordou as Ameaças Fitossanitárias para o Brasil, cuja palestrante foi a Drª Regina L. Sugayama (AGROPEC).

Em seguida, sete fiscais estaduais agropecuários e alunos do Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (MPDA) apresentaram os resultados de suas pesquisas realizadas em duas grandes áreas: Inspeção de Produtos de Origem Animal e em defesa Sanitária Vegetal.

Também prestigiaram o evento, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação ad UFRB, Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, o primeiro coordenador do Curso de MPDA, Dr. Alexandre Pinheiro, o Diretor de Defesa Sanitária Vegetal da ADAB, Dr. Armando Sá Nascimento Filho e Drª. Maria Aparecida Castellani (UESB).

Ao encerramento do evento, Dr. Carlos Alfredo L. Carvalho, destacou a importância do Prof. Dr. Evaldo Vilela (UFV), Dr. Cássio Ramos Peixoto (MAPA e Ex-diretor da Adab) e Drª Jucimara Rodrigues Santos (Seagri) no processo de implantação do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária, o 1º do Brasil e do Nordeste.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025