Pesquisadores da Embrapa Café apresentam mini cursos no Simpósio de Cafeicultura de Montanha

17.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

De 16 a 18 de março será realizada a décima quinta edição do Simpósio de Cafeicultura de Montanha, no Parque de Exposições de Manhuaçu, MG. O evento, um dos mais importantes da Zona da Mata mineira, vai apresentar uma inovação este ano: mini cursos paralelos às palestras e debates que vão apresentar aos produtores rurais novas alternativas para o desenvolvimento e melhoria da cafeicultura da região. Também são destaque as melhores práticas adotadas na cultura do café, resultados das pesquisas e tecnologias e de trabalhos com produtores da região. A expectativa é de participação de cerca de mil participantes entre produtores de café, além das principais lideranças do setor.

 

Os pesquisadores da Embrapa Café Antonio Carlos Baião de Oliveira e Sammy Fernandes Soares, que trabalham em colaboração com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig vão apresentar temas de grande interesse dos cafeicultores. Na quarta-feira (16), Baião falou sobre ‘Recomendações de cultivares de café’, além da contribuição dos programas de melhoramento do cafeeiro para o desenvolvimento do agronegócio café brasileiro e as características das principais cultivares de cafés arábica recomendadas para o plantio.

 

“Entre os tópicos específicos que foram abordados na apresentação estão os aspectos que devem ser considerados na escolha da cultivar, como topografia, exposição, altitude e tipo de solo; suas características intrínsecas - capacidade produtiva, vigor vegetativo, porte, arquitetura da planta, qualidade dos frutos e dos grãos, tamanho das sementes, época e uniformidade de maturação, resistência a doenças e pragas, tolerância a déficit hídrico, menor exigência nutricional, qualidade superior da bebida -; além de fatores como sistema de plantio e cultivo, tamanho da propriedade, nível tecnológico do produtor, método de preparo do café, mercado e preferência individual de cada cafeicultor”, explica Baião.

 

Na quinta-feira (17), a partir de 14h30, é a vez de Sammy, que vai trazer informações sobre "Reuso e aproveitamento agrícola da água residuária do café". O sistema de limpeza de águas residuárias remove resíduos sólidos na água provenientes do processamento de frutos, viabilizando a reutilização da água e, consequentemente, sua economia. Após a limpeza, a água é novamente conduzida para a caixa de abastecimento para reutilização no processamento ou direcionada à fertirrigação da cultura. Esse é momento em que o ciclo descarte e reuso da água - rica em nutrientes e matéria orgânica - chega ao ponto de saturação, sendo aproveitada na própria lavoura. Os resíduos sólidos retirados podem ser utilizados na produção de adubos orgânicos.

 

“Como o público é predominantemente formado por cafeicultores, e de uma região tradicional no cultivo de café em Minas Gerais, essa será uma excelente oportunidade para mostrar que o sistema pode ser adotado, e de forma bem simples, inclusive utilizando materiais já existentes na propriedade, sem custo adicional. Acredito que se os produtores e técnicos presentes entenderem a tecnologia e se conscientizarem da sua importância e viabilidade, eles mesmos vão criar alternativas de aplicação, diminuindo custos e agregando valor ao produto”, explica Sammy Soares.

 

Estão sendo oferecidas 50 vagas para cada minicurso, com inscrições gratuitas que podem ser efetuadas no local.

 

Durante todo o evento, os pesquisadores vão estar no estande da Epamig - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café - para atender aos cafeicultores e demais interessados no tema cultivares de café arábica e outros assuntos relacionados com a cadeia produtiva do café, apresentar as mais modernas tecnologias para a cafeicultura e disponibilizar publicações para o público.

 

O evento, realizado pela Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu – ACIAM, conta com dois dias de palestras, um dia de campo e exposição de máquinas, produtos e insumos para a cafeicultura. A programação completa pode ser conferida no site www.simposiodecafeicultura.com.br.

 

Flávia Bessa

Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café

(61) 3448-4566

comunicacao@sapc.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025