Soja: identificada ferrugem em lavouras comerciais de GO, MS e PR
Durante três dias e por meio de cinco palestras, pesquisadores e fundadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, vão contar a cerca de 450 alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião o que os motivou a seguir a carreira de cientista e como atuam na área.
Os pesquisadores vão abordar dificuldades, ingresso no ensino superior, iniciação científica, a carreira de pesquisa, mestrado, doutorado, pós-doutorado, bolsas de estudo e destacar o papel da Embrapa no cenário agrícola do país. Também vão apontar caminhos a seguir e oportunidades de carreira.
A iniciativa faz parte da programação do Embrapa & Escola 2009, atividade promovida para estimular a interação entre a Empresa e os estudantes, e das comemorações de aniversário de 25 anos da Embrapa Instrumentação Agropecuária, a serem completados em 18 de dezembro. Com a temática “O que eu fiz quando cresci”, o ciclo de palestra tem início dia 25/11, às 10 horas, com a apresentação do professor Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da Unidade. O professor vai falar sobre as razões e emoções para ser um cientista a três turmas do terceiro ano do Ensino Médio, no mesmo lugar onde há 39 anos ministrava aula para uma platéia que tinha entre os alunos nada menos que ex-presidente da Embrapa, e também fundador da Unidade, o pesquisador Silvio Crestana. Ali nascia o Físico que ajudaria, então, mais tarde a criar um dos centros de pesquisa mais avançados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a ajuda de mais dois visionários, os engenheiros eletrônicos Paulo Estevão Cruvinel e Paulo Henrique Valim.
No dia 25, às 15h30, é a vez do próprio pesquisador Silvio Crestana contar suas experiências, motivação para se tornar um cientista aos estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental. “É uma dádiva, e é com satisfação que volto à escola que foi decisiva em minha carreira para, quem sabe, motivar estudantes que daqui a algum tempo poderão contar uma história semelhante”, diz Crestana.
As palestras seguem até o dia 27, as 10 e 15h30, sendo no último dia apenas às 15h30. Além dos três fundadores, Mascarenhas, Crestana e Cruvinel, ainda vão proferir palestras o atual chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo da Silva, e o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Luiz Henrique Capparelli Mattoso. Todas as palestras serão realizadas na Escola Álvaro Guião.
Joana Silva
Embrapa Instrumentação Agropecuária
(16) 21072901 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura