Pesquisadores apresentaram trabalhos com melhoramento genético vegetal na Expointer

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Gislaine Freitas

A Casa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no parque Assis Brasil, em Esteio, recebeu um público formado por estudantes, professores e técnicos interessados em conhecer os projetos de pesquisa da instituição. Nesta segunda-feira (29/8), estiveram no plantão técnico os pesquisadores Goreti Ranincheski dos Reis, Adilson Tonieto e João Rodolfo Guimarães.

A fundação trabalha com frutíferas de clima temperado com o objetivo de avaliar e difundir espécies e variedades com potencial de cultivo. Mantêm no centro de pesquisa de Veranópolis coleções de ameixeira, pessegueiro, pereira e kiwi.

O estudo da viabilidade econômica da exploração dos frutos da palmeira Juçara, utilizando um manejo sustentável adequado e trabalhos com butiá também são realizados nos centros de pesquisa da instituição.

A instituição trabalha, ainda, com culturas como: milho, feijão, soja e sorgo. As primeiras seleções com a cultura do milho tiveram início em 1926, em Veranópolis, onde se desenvolvem pesquisas varietais.

Em 2010, a fundação lançou três cultivares de soja: FEPAGRO 36RR, FEPAGRO 37RR e FEPAGRO 31, oriundas do centro de pesquisa de Júlio de Castilhos.

Desde a década de 30, pesquisadores realizam trabalhos com feijão para atender às exigências de produtores e consumidores. Estes materiais são obtidos através de hibridações e seleções em materiais crioulos regionais. Há trabalhos em rede para avaliação do desempenho de cultivares comercias como subsídios a produtores e assistência técnica, em parceria com outras instituições.

As pesquisas com sorgo visam disponibilizar cultivares mais produtivas e de maior qualidade. Lançou as cultivares FEPAGRO RS 11, FEPAGRO RS 12, FEPAGRO 17, FEPAGRO 18 e FEPAGRO 19.

Neste terceiro dia da feira, estiveram no local o diretor técnico Luciano Kayser Vargas e as chefes das Divisões de Pesquisa Bernadete Radin e de Comunicação Simone Linck.

Na terça-feira (30), o assunto na Casa da Fepagro será o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade de Eldorado do Sul.

Conheça o nosso folder online:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025