IX Remate 3 Marcas põe em pista touros Angus PO e PC neste sábado
O pesquisador Edson Perito Amorim, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, teve trabalho premiado como o melhor do ISHS/ProMusa Banana Symposium: Global Perspectives on Asian Challenges (ProMusa 2009), o mais importante evento internacional da cultura da bananeira, realizado de 14 a 18 de setembro, em Guangzhou, na China.
Trata-se do trabalho Pre-Breeding Bananas: Identifying Genotypes with Enhanced Functional Food Attributes (Pré-melhoramento de bananeira: identificação de genótipos com altos teores de compostos funcionais).
“O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF), tendo como objetivo identificar acessos do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa quanto à presença de compostos funcionais, visando ao melhoramento genético para biofortificação em bananeira”, explica Amorim.
Participaram do trabalho os pesquisadores Janay Almeida dos Santos-Serejo, Sebastião de Oliveira e Silva e Kelly de Oliveira Cohen, a analista Norma dos Santos Paes e Vanusia Batista de Oliveira Amorim (pós-doutourado) e Hérica Nunes e Souza (graduação), bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Fusarium
Organizado pela Guang Dong Academy for Agricultural Sciences (GDAAS), International Society for Horticultural Science (ISHS) e Bioversity´s Banana and Plantain Region Network for Asia and the Pacific (BAPNET), o ProMusa 2009 focou dois temas principais: novas abordagens para entendimento, conservação e uso da diversidade genética em banana e integração de outras abordagens para o manejo de Fusarium e outras doenças emergentes.
Foram apresentados palestras e resultados de pesquisa em melhoramento genético de bananeira e Fusarium oxysporum f. sp. cubense, agente causal do mal-do-Panamá, em especial a raça 4 tropical, ainda inexistente no Brasil, e que vem causando sérios problemas na Europa, Ásia e África.
O ProMusa 2009 contou com a participação de cerca de 250 pesquisadores e 85 trabalhos, envolvendo melhoramento genético clássico, melhoramento assistido por ferramentas biotecnológicas, biofortificação, práticas de manejo visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais, práticas de manejo para Fusarium e biotecnologia avançada para a identificação de genes de interesse e mapeamento genético.
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
(75) 3312-8076 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura