Arroz Cachinho é tema de Dia de Campo em Sentinela do Sul/RS
O engenheiro bioquímico Bruce Dien, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), apresentará um novo processo de desenvolvimento de biocatalisadores no Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia. O evento será realizado de 11 a 12 de abril, no auditório da Finatec, no campus da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. A iniciativa é da Embrapa Agroenergia e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Eliseu Alves e das Sociedades Brasileiras de Microbiologia (SBM), Genética (SBG) e Micologia (SBMy).
Dien explica que a viabilização comercial dos biocombustíveis celulósicos depende do desenvolvimento de biocatalisadores, e seus insumos obtidos a partir de processos biológicos em vez de químicos. Biocombustíveis celulósicos são produzidos a partir de materiais como capim e bagaço de cana-de-açúcar e dão origem ao etanol de 2ª geração (2G). “O microrganismo define todo o processo de fabricação desses combustíveis”, afirma.
Atualmente, a produção de etanol 2G em escala industrial ainda não é viável economicamente. Para Dien, obter microrganismos capazes de gerar enzimas que hidrolisem os carboidratos da lignocelulose é uma grande oportunidade de reduzir o custo desses insumos e, portanto, do processo de produção de etanol. Outra chance de diminuir o preço é fermentar a xilose – um dos tipos de açúcar obtido no processamento da biomassa, que hoje não é aproveitado.
Várias unidades da Embrapa, entre elas a Agroenergia, estão pesquisando a diversidade microbiana brasileira, em busca de espécies produtoras de insumos para fabricação de biocombustíveis e produtos químicos de alto valor agregado. Os cientistas também estão usando técnicas de melhoria e engenharia genética para de obter os resultados esperados. Dien se diz ansioso para conhecer a Embrapa Agroenergia e seus pesquisadores, na expectativa de identificar áreas de interesse mútuo para pesquisa.
As inscrições para o Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia estão abertas até 02/04. Além de Dien, a lista de palestrantes estrangeiros tem Bernhard Seiboth, da Vienna University of Technology (Áustria) e Jean-Guy Berrin, do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INRA - França). Também participarão profissionais de empresas, universidades e institutos de pesquisa de destaque no Brasil. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis em
. A taxa para participação é de R$ 200,00, com desconto de 50% para estudantes. O Simpósio é patrocinado pela Analítica, a Bruker Daltonics e a Sinc do Brasil.
Patrícia Barbosa/Embrapa Agroenergia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura