Pesquisa com soja em área de várzea é novidade

17.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Rede experimental da Fundação Pró-Sementes testou 48 cultivares de soja registradas plantadas em áreas de arroz. Resultados foram positivos e estarão disponíveis no relatório de desempenho dos ensaios de cultivares registradas da safra 2009/2010.

A Fundação Pró-Sementes realiza pesquisa inédita sobre desempenho de cultivares de soja registradas no MAPA em áreas destinadas ao plantio de arroz. Durante a safra 2009/2010 foram plantadas 48 cultivares de soja em uma área experimental no município de Cachoeira do Sul (RS). O desempenho geral das cultivares foi bom, atingindo média de 3.312 kg/ha ou 55 sc/ha. A melhor cultivar testada chegou a 4.593 kg/ha ou 76,5 sc/ha.

Segundo o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes, Victor Sommer existem poucas informações sobre o desempenho das cultivares de soja em áreas de arroz. “Geralmente, quem planta soja nessas áreas, se utiliza de informações de desempenho de cultivares de outras regiões do estado”, diz. Já para a próxima safra, Sommer antecipa que novos trabalhos serão realizados na região, inclusive com ensaios de época de semeadura.

Atualmente, o Rio Grande do Sul cultiva cerca de 1 milhão de hectares de arroz. Um dos grandes problemas encontrados nos arrozais é a forte atuação de invasoras, que são de difícil controle, prejudicando a qualidade e o rendimento do arroz.

Conforme o engenheiro da Fundação Pró-Sementes, a soja entra como opção na rotação de culturas em áreas com grande quantidade de invasoras. Por se tratar de uma leguminosa, a soja funciona perfeitamente na rotação de culturas de espécies, reduzindo o aparecimento dessas invasoras e melhorando a produtividade.

Os resultados completos sobre o desempenho de cultivares de soja em área várzea estarão disponíveis aos produtores já no próximo mês. Os resultados serão divulgados no

. A pesquisa também avaliou as cultivares de soja em áreas de coxilha em Passo Fundo, Vacaria, Santo Augusto, Júlio de Castilhos, São Gabriel, São Luiz Gonzaga e Cachoeira do Sul.

Sobre os ECR

Os ensaios de cultivares registradas (ECR), projeto desenvolvido pela Fundação Pró-Sementes em parceria com a Farsul, é um forte aliado do produtor rural e da assistência técnica na escolha das melhores cultivares para determinada região. Além das 48 variedades de soja, foram testados mais de 20 pré-lançamentos de diferentes empresas de semente. A rede experimental da Fundação está presente também em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Daiane Colla

Assessoria de Comunicação Fundação Pró-Sementes

(54) 3314.8983

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025