Perspectiva de safra recorde neste ano gera investimento para automação no campo

21.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Thiago Verney

A capacidade de coletar e analisar informações da terra e do meio ambiente para gerenciar a produção, por meio da tecnologia de precisão, é um dos motivos que têm levado agricultores à busca de softwares e equipamentos que aumentem a produtividade de uma forma mais racional e eficiente no campo. Neste cenário, a perspectiva é favorável para o crescimento da automação no agronegócio em 2013. Os preços das commodities agrícolas e o clima para o plantio neste ano estão melhores, com o recorde de colheita na safra de grãos, onde esperam-se 180 milhões de toneladas, 8% maior do que a anterior.

Para competir neste mercado em ascensão, empresas estão inovando e apresentando produtos que qualificam a produção no agronegócio. Um dos exemplos é a Arvus Tecnologia. Neste ano, a Arvus está lançando, em parceria com a Jumil, a primeira plantadeira totalmente automática do Brasil. O equipamento eletrônico, que é acoplado à plantadeira, impede que os insumos sejam aplicados duas vezes sobre os mesmos trechos, permitindo maior controle no plantio.

De acordo com o diretor da Arvus Tecnologia, Gustavo Raposo Vieira, a plantadeira automática permite maior praticidade e economia para o produtor. “O uso de uma plantadeira de 44 linhas automática, por exemplo, substitui três plantadeiras de 15 linhas e economiza na compra de tratores e contratação de operadores que são necessários na versão mecânica do equipamento. É uma inovação para o mercado, que dá um salto na tecnologia de automatização destes equipamentos”.

O Brasil vêm avançando na uso da agricultura de precisão nas lavouras, no entanto, o investimento ainda é pequeno quando comparado à outros países. Nos Estados Unidos, 78% dos agricultores utilizam ao menos uma aplicação com orientação via GPS, com um crescimento de 60% entre 2004 e 2008 na implementação de aparelhos de piloto automático. No Brasil, a tecnologia está presente em 30% das lavouras de cana de açúcar. Estimativas de 2008 também comprovam haver o uso de 18000 equipamentos de barra de luz e 1200 sistemas de orientação via GPS no agronegócio em geral.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025