DF apresenta centro avançado de sequenciamento de genomas
Palestra acontece no segundo dia do Simpósio de Melhoramento das Raças Zebuínas de Corte, dias 08 e 09 de Abril, na SGPA, em Goiânia/GO.
A cadeia produtiva da carne bovina irá se reunir para discutir os rumos do melhoramento genético do gado zebuíno no Brasil, no primeiro Simpósio de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas de Corte, dias 08 e 09 de Abril, no auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), em Goiânia (GO). Com 200 milhões de cabeças, segundo IBGE, o rebanho bovino brasileiro tem uma origem genética caracterizada pela forte presença das raças zebuínas, percentual que supera os 70%, segundo dados da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).
A Unidade Grandes Animais da Merial Saúde Animal, através de seus serviços genéticos IGENITY, participará do Simpósio de melhoramento genético com a apresentação da palestra “Marcadores Moleculares, o futuro da seleção”, ministrada pelo gerente IIGENITY da Merial, Guilherme Gallerani. Em sua abordagem o especialista da Merial vai destacar principalmente o impacto do uso dos marcadores moleculares dentro dos programas de melhoramento genético animal, programas estes, baseados na genética quantitativa, e conhecidos no mercado por suas avaliações apresentadas pelo método comparativo das DEP’s (Diferença Esperada na Progênie).
Segundo Gallerani, dada a representatividade deste encontro, que vai reunir as maiores autoridades brasileiras no assunto e representantes dos principais programas de melhoramento animal - inclusive de universidades e centros de pesquisa como UFMG, USP e Embrapa - a idéia é avançar a discussão em torno do uso dos marcadores moleculares na seleção, como ferramenta complementar aos tradicionais métodos de avaliação de performance animal.
Ainda segundo o especialista, entre os temas que serão mostrados ao público destaque para o uso da análise de DNA pela técnica de SNPs para teste de paternidade em rebanhos múltiplos, técnica introduzida recentemente no campo, mas que se mostra de grande utilidade por aumentar o número de animais avaliados pelos programa de seleção. Em fazendas onde o programa de seleção animal inclui grandes rebanhos de matrizes e que múltiplos touros são usados para o cruzamento, até 40% dos bezerros podem ficar sem paternidade reconhecida, “Agora isso acabou”, enfatiza Gallerani.
A apresentação dos resultados na forma de Valor Genético Molecular (VGM) dos animais é outra novidade que será apresentada pela Merial aos especialistas durante o evento. Desta forma, mensurando o efeito genético da combinação dos marcadores envolvidos, pode-se gerar um dado mais acurado para seleção genética pelo sistema comparativo de DEP’s, também conhecido entre os especialistas como DEP’s assistidas por marcadores moleculares.
Segundo Gallerani, “o VGM é uma nova forma encontrada pelos pesquisadores para fazer a leitura das informações sobre o potencial genético dos rebanhos multiplicadores, que ao ser trabalhado com outras bases de dados geradas pelos programas de melhoramento convencionais, poderão aumentar consideravelmente a confiabilidade das informações geradas no campo”, salienta.
Perfil IGENITY – É um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de corte e de leite (raças taurinas e zebuínas), para características economicamente relevantes. IGENITY orienta o melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, seleção e acasalamento e ainda na orientação de compra e venda de animais, com base no conhecimento do perfil genético.
A avaliação de potencial genético (escore ou VGMs/Valores Genéticos Moleculares) é feita a partir de amostras de pelos coletadas da cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor potencial genético do plantel.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (11) 2198-1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura