Pepe Vargas participa de abertura da Feira da Agricultura Familiar na Expointer

31.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

O espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Expointer 2012 ficou movimentado com a quantidade de pessoas que participaram da abertura oficial da 14ª Feira da Agricultura Familiar, na manhã desta quinta-feira (30), com a presença do ministro Pepe Vargas. Em aproximadamente 3,5 mil m2, estão reunidos 191 estandes em que os agricultores expõem e comercializam seus produtos. No local estão exibidos os trabalhos de 12,2 mil famílias associadas a 206 cooperativas e agroindústrias participantes. O evento é realizado no município de Esteio/RS.

“Hoje, o pavilhão está consolidado. Nós temos um número expressivo de organizações econômicas e produtores da agricultura familiar. O principal é mostrar para o público visitante a excelência desses produtos. A agricultura familiar deu um rosto novo para a Expointer, de gente que está no campo para produzir alimentos saudáveis”, afirmou Pepe Vargas.

Na primeira participação do segmento familiar na Expointer, em 1999, eram cerca de 30 expositores. Treze anos depois, o número de participantes é quase sete vezes maior, em espaço próprio e com qualidade para a apresentação dos produtos. Para 2013, está prevista a construção de um novo pavilhão para a agricultura familiar. “O nosso objetivo é triplicar o pavilhão da agricultura familiar na Expointer”, anunciou o governador do estado, Tarso Genro.

No evento, governos federal e estadual e movimentos sociais debateram políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Foram destacados os avanços do segmento nos últimos dez anos e os desafios para o próximo período. O ministro Pepe Vargas destacou o crescimento da oferta de crédito em 400% desde 2003 e falou sobre as novidades do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013.

Também participaram da solenidade o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro; o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller; e representantes de movimentos sociais, entre outras autoridades.

Ainda no pavilhão da agricultura familiar, o ministro Pepe Vargas participou do Dia do Pêssego, onde recebeu da Associação Gaúcha dos Produtores de Pêssego (AGPP) uma placa em reconhecimento ao apoio dado pelo MDA para o avanço e desenvolvimento do setor persicultor. Além disso, ouviu as demandas trazidas pelos produtores da Região Sul, em especial para o aumento da competitividade do setor.

Mais tarde, em almoço no Espaço Banco do Brasil, na Expointer, Pepe Vargas assinou, junto com representantes do banco, Embrapa, Emater, CapSul, AGPP e outros parceiros, um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pêssego, uma das principais da região sul do estado. Cerca de três mil agricultores familiares cultivam a fruta. O setor gera, na época da safra, aproximadamente seis mil empregos diretos e abastece mais de 80% do mercado brasileiro. Na safra 2011/2012, produziu 63 milhões de latas de pêssego em calda.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025