BB amplia oferta de cartões para o agronegócios
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, se reuniu na manhã desta segunda-feira (27), em Brasília, com a ministra de Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Ilse Aigner. Na audiência, as autoridades trocaram experiências sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar implementadas no Brasil e que podem ser adaptadas para fortalecer a soberania alimentar em outros países, no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A ministra alemã manifestou interesse em conhecer a posição do Brasil em relação às diretrizes propostas no Marco Estratégico Global do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da FAO. “O documento em discussão contempla estratégias que dialogam com questões relevantes para o Brasil e ações que já estão sendo implementadas no nosso país”, pontuou Pepe Vargas.
Os ministros ressaltaram o êxito do trabalho da FAO para promover a soberania e a segurança alimentar. Pepe Vargas e Ilse Aigner destacaram o empenho do órgão dirigido por José Graziano da Silva em envolver a sociedade civil no tema.
Além disso, Ilse Aigner apresentou a possibilidade de uma parceria trilateral com o Brasil e o Quênia para desenvolver o cooperativismo em países africanos.
Pepe Vargas destacou três principais estratégias das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar no Brasil: crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e acesso aos mercados. De acordo com o ministro, são exemplos programas como o Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura