Tecnologias e cultivares da Embrapa ficam mais acessíveis aos produtores
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, se reuniu com representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) na tarde desta segunda-feira (27), em Brasília. O tema do encontro foi a realização do XI Congresso dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (Confaser), que ocorre em novembro deste ano, em Recife (PE). A expectativa é de reunir mais de 800 extensionistas de todo o país. O grupo convidou o ministro para que participe do Congresso que, na edição deste ano, terá foco na sustentabilidade e na integração da assistência técnica ao Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.
Pepe Vargas enfatizou que XI Congresso acontece num momento importante para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no país, sendo contemporâneo das discussões sobre um órgão nacional que fortaleça a Ater pública no país. “O Congresso poderá debater e fazer sugestões neste processo sobre a criação deste órgão”, apontou. O ministro também fez menção ao fato de que a maioria das chamadas de assistência técnica pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) são viabilizadas pelas entidades públicas de Ater.
O coordenador de Pesquisa e Extensão Rural da Faser, Manuel Saraiva Marques, afirmou que o MDA tem sido parceiro nos congressos e outros eventos que têm como objetivo fortalecer as políticas de Ater pública no Brasil. O coordenador disse, ainda, que a XI edição do evento, realizado a cada três anos, tem como meta contextualizar os serviços de Ater ao objetivo do governo da presidenta Dilma de erradicar a pobreza extrema no país e atualizar o debate iniciado na Rio+20. “Neste sentido, o trabalho de assistência técnica é fundamental no processo de transformação social e de inclusão produtiva”, concluiu.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura