Tratamento em silos e armazéns pode evitar perdas em pós-colheita
Com reconhecida experiência e contribuição na área de entomologia agrícola, Pedro Takao Yamamoto, do departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da USP/ESALQ, será premiado durante a 32ª Semana de Citricultura, 41º Dia do Citricultor e 36ª Expocitros.
Além desse fórum representar o grau de integração e capacidade de absorver inovações tecnológicas que o setor citrícola é capaz, ele torna-se uma oportunidade de homenagear colegas que se destacam por atividades que valorizam o setor.
Yamamoto será a vigéssima personalidade a receber o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura, outorgado pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (CCSM/IAC). Outra categoria também homenageada anualmente pelo CCSM contempla agências de fomento, produtores, instituições e personalidades do agronegócio, com o Prêmio Centro de Citricultura.
A Universidade de São Paulo (USP) e a própria ESALQ já foram contempladas em outros anos com esses dois prêmios. A primeira, com o Prêmio Centro de Citricultura, em 2009; a segunda, por duas oportunidades, quando José Roberto Postali Parra, também docente do LEA, recebeu o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura, em 2000, e, ainda, quando o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), recebeu o Prêmio Centro de Citricultura, em 2007.
A 32ª Semana de Citricultura acontece de 7 a 11 de junho de 2010, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, que fica na Rodovia Anhanguera, Km 158, Cordeirópolis (SP). Pedro Takao Yamamoto receberá o prêmio já no primeiro dia do evento.
Pedro Takao Yamamoto
Possui graduação em Engenharia Agronômica (1989), mestrado em Agronomia [Entomologia Agrícola] (1994) e doutorado em Agronomia [Produção Vegetal] (1998), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Jaboticabal. Tem reconhecida experiência na área de entomologia agrícola, com destaque para trabalhos com cigarrinhas, colchonilhas e psilídeos. Atua como assessor científico em vários periódicos nacionais e internacionais. Destaca-se também pela expressiva interação com o setor de produção, tendo parcerias com vários produtores e fazendas para a execução de seus trabalhos de pesquisa. Representa uma liderança na área de entomologia agrícola, com destaque para os trabalhos com citros.
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura