FEED 2010 vai debater desenvolvimento agropecuário e respeito ao clima
O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) da Esalq promove o Curso de Gestão e Tecnologia Agrícola no Setor Sucroalcooleiro.
OBJETIVOS DO CURSO
O programa é estruturado de forma que os participantes entendam e dominem as modernas tecnologias de produção e gestão agrícola aplicadas em empresas sucroalcooleiras, bem como as principais exigências de economia e gestão do setor agrícola da usina.
PÚBLICO
Profissionais relacionados ao Agronegócio, com curso superior completo, conhecimento básico do Idioma Inglês e de Informática (usuário).
CARGA HORÁRIA TOTAL E DURAÇÃO DO CURSO
360 horas aula, 40 horas/atividade totalizando 400 horas.
PERIODICIDADE, DIAS DE AULAS, HORÁRIOS E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Aulas quinzenais: sextas-feiras (19 às 22h30) e sábados (das 8 às 12h e das 13h30 às 18h).
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Departamento de Economia, Administração e Sociologia.
Av. Pádua Dias, 11 Piracicaba/SP
PRÉ-REQUISITOS
Os alunos deverão ter curso superior completo com conhecimento de processador de texto Word, planilha Excel e Internet.
CORPO DOCENTE
Professores da ESALQ/USP e profissionais de renomada experiência atuantes na área de Produção, Processamento e Gestão do Setor de Sucroalcooleiro.
PROGRAMAS
• Agricultura de Precisão • Ambientes de Produção de Cana • Análise de Investimento Agrícola • Aplicação de Defensivos em Cana • Balanço Hídrico e Fertirrigação em Cana • Classificação de solos para produção de cana • Colheita da Cana • Custos de Produção e Elaboração e Análise de Projetos • Economia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente/ Sustentabilidade • Estatística Aplicada • Formação de Preços de Açúcar e Álcool/ Gestão de Contratos
• Gestão Ambiental • Gestão de Pessoas • Gestão de Processos Agrícolas • Instalação e Tratos Culturais da Cana • Logística e Transporte • Manejo Químico do Solo e Adubação da Cana • Manejo de Plantas Daninhas em Cana • Manejo de Pragas de Solo e de Nematóides em Cana • Manejo de Variedades e Sistemas de Produção da Mudas de Cana • Planejamento e Dimensionamento de Sistemas Mecanizados • Política Tributária • Qualidade da matéria-prima: interação agrícola e indústria • Relações de Trabalho no setor Sucroalcooleiro • Simulação de Riscos em Projetos • Tratos culturais e Nutrição Mineral da Cana • Usos da Área de Reforma de Cana
AVALIAÇÕES
Serão feitas provas presenciais e trabalhos individuais durante os módulos.
A monografia é considerada como a principal avaliação do curso.
MONOGRAFIA
Os alunos desenvolverão um trabalho de conclusão de curso com a orientação de um professor indicado pela coordenação do programa, sendo que o desenvolvimento e a defesa devem ocorrer durante o período letivo total previsto para o programa. A monografia será feita individualmente e deverá ser apresentada em prova pública a uma banca composta por pelo menos três professores.
APROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Será considerado aprovado e receberá um certificado de conclusão do curso emitido pela USP o participante que obtiver aprovação nas disciplinas e trabalhos exigidos (nota maior ou igual a sete) e tiver, 85% (oitenta cinco p/cento) de freqüência no total das atividades programadas.
Média Final = (0,5 média das provas e trabalhos + 0,5 nota monografia) = 7
INVESTIMENTO
Matrícula (R$ 700,00) + 17 parcelas de R$ 700,00 Descontos para empresas que inscreverem 5 ou mais funcionários.
Informações adicionais: (19) 3434-1333 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura