Café: Cepea divulga relatórios
Acontece nesta quinta-feira (13/05) a Solenidade de Assinatura do Termo de Parceria entre o SENAR e SESI para Estruturação da Tecnologia SESI de Inovação Social em Alimentação Saudável.
O evento acontece às 16h30 no auditório do Sistema FAEPA-SENAR (R. Eng. Leonardo Arcoverde, 320 – Jaguaribe).
O termo em questão firma a parceria entre as entidades no Projeto Cozinha Brasil que tem como objetivo principal ensinar a população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício, criando pratos com alto valor nutritivo e de baixo custo.
A parceria envolve a inclusão de receitas à base de Palma – cactácea originária do México, com alto valor nutritivo e abundante na Paraíba – no cardápio do projeto. “Acreditando no trabalho desenvolvido e nos resultados alcançados, o SENAR, por meio da Palma, se incorpora a essa tecnologia social e procura unir forças com o SESI neste trabalho”, afirmou o Presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PB, Mário Borba. “A utilização da Palma na alimentação humana é normal em diversos vários países, como por exemplo, o México”, completou.
O Cozinha Brasil, implantado em 2004, já capacitou mais de 350 mil pessoas em todo o Brasil e ultrapassou a marca de 2.500 parcerias com as mais diversas organizações governamentais, especialmente municipais, ONGs, indústrias e comércios, instituições religiosas e comunitárias, associações, empresas e entidades do Serviço Nacional da Indústria – SENAI e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL.
O Sistema FAEPA-SENAR, juntamente com o SEBRAE, vem desenvolvendo desde 2005, um trabalho de disseminação das potencialidades e usos da Palma, como produção de cosméticos, nutrição humana, nutrição animal, produção de farelo, produtos medicinais, combate à desertificação, entre outros.
A Palma
A palma é uma cactácea originária das regiões áridas do Continente Americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em países como a Espanha, Itália e em todo resto da Europa, assim como na África, Ásia, Oceania e América do Sul.
É cultivada nas zonas áridas e semiáridas de todo o mundo para produção de forragem, frutos e cochonilha e em alguns países, para alimentação humana (verdura, sucos, picles, gelatina, etc), produção de cosméticos e produtos medicinais.
O Brasil possui uma das maiores áreas de palma plantada do mundo, com mais de 600.000 hectares cultivados (aproximadamente 25% na Paraíba). O Estado da Paraíba tem 85% de seu território inserido no Semiárido brasileiro, onde o cultivo da Palma para alimentação animal já é largamente utilizado pelos agricultores e o interesse pelos outros modos de utilização da palma vem crescendo continuamente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social FAEPA-SENAR - (83) 3048 6078 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura