Recuo de 4,32% no volume de carne bovina exportada
As aulas do Programa Empreendedor Rural em Guarabira/PB começam na semana passada (11/11) no auditório do SEBRAE. Será apresentada na ocasião as diretrizes do programas e seus facilitadores ao grupo de 30 participantes, onde definirão nesse primeiro encontro, o cronograma de execução - que totaliza 14 reuniões, o nome do grupo e a assinatura do termo de adesão ao Empreendedor.
Nesta terça-feira (18/11) será o início das atividades no município de Areia. A turma é composta de 30 alunos e seguirá o roteiro de atividades da primeira.
O Empreendedor deste ano é fruto de um convênio firmado entre o Senar PB e o SEBRAE PB que possibilitou a expansão do Programa para 10 municípios da Paraíba. O curso que teve a primeira turma 2007, com a participação de produtores rurais de diversos municípios, esta sendo levado ao interior do Estado para facilitar o acesso de todos os interessados.
O principal objetivo do Empreendedor Rural é o desenvolvimento de competências empreendedoras e administrativas no produtor rural e preparação de líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio paraibano. Um dos pontos abordados no curso é o desenvolvimento do poder de decisão, de forma a auxiliar o produtor nas tarefas diárias, com vistas à obtenção de resultados satisfatórios. Serão tratadas questões importantes para a gestão do agronegócio como diagnóstico e estudo de mercado, engenharia de projetos, avaliação e implementação do negócio, além disso, o participante desenvolverá e apresentará no final, um projeto na sua área de produção.
O Curso será realizado em encontros semanais com quatro meses de duração totalizando 136 horas/aula. As aulas acontecerão uma ou duas vezes na semana dependendo da programação previamente decidida com o grupo.
O Empreedendor Rural tem como público alvo os produtores e trabalhadores rurais que tenham mais de 18 anos e o ensino médio completo, que produzam e/ou comercializem produtos agropecuários de forma individual ou associativa, com disposição para mudança de visão em relação ao seu negócio, que passará a ser visto como empresa rural, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Poliana Queiroz e Eudete Petelinkar
Sistema Senar/Faepa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura