Pavilhao Italiano traz 21 empresas para a Agrishow 2013

25.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A consolidação da Itália como um dos principais líderes em inovação tecnológica e mecanização agrícola se destaca na 20ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece em Ribeirão Preto, Sao Paulo, de 29 de abril a 03 de maio de 2013. Em área expositiva de quase mil metros quadrados, 21 empresas compõem o Pavilhão Italiano, apresentando a alta tecnologia em maquinário, equipamentos e implementos agrícolas, componentes e acessórios para o campo, com organização do ICE - Agência para a Promoção no Exterior e Internacionalização das Empresas Italianas, entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, em parceria com a FederUnacoma – Federação Italiana de Fabricantes de Máquinas Agrícolas.

Segundo Emilio Pelizzon, analista para o setor agrícola do ICE, o objetivo da participação coletiva é atingir os fabricantes de maquinário agrícola de forma a abastecer o mercado com peças e acessórios de reposição e firmar parcerias com empresas locais. Para o executivo, a cada edição da feira, consolida-se um crescente interesse no incremento comercial Brasil-Itália.

“A presença do Pavilhão Italiano reforça as relações bilaterais e estimula a entrada das empresas no país, como também consolida a rede de contatos e parcerias estabelecidas ao longo dos últimos anos. O bom momento da economia no Brasil está ligado ao desempenho do agronegócio nacional e o desempenho e potencial da Itália, em especial neste setor, são favoráveis a novas e estratégicas parcerias para ambos os países”, finaliza Pelizzon.

Metade dos fabricantes do setor, que inclui colhedeiras, ceifadeiras, tratores e outros equipamentos, está localizada na Região de Emília Romagna, 70% concentrados nas províncias de Modena e Reggio. Os principais mercados de exportações são: França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Brasil.

- Grupo internacional que conta com mais de 12 mil clientes, em 75 países, além de mais 100 mil artigos que produz dentro de ampla gama de componentes em vários campos de aplicação: itens para manutenção de veículos de movimentação lenta, máquinas agrícolas e máquinas para jardim. Hoje, o Grupo se organiza em áreas de produtos “Business Unit": Assentos e Volantes; Cabinas; Hidráulica; Components Agri; Garden.

- Empresa fundada em 1958 em Modena – Itália e líder a nível mundial de bombas de diafragma para a irrigação e proteção das culturas; bombas para limpeza de ruas e aplicações contra incêndio; bombas industriais de três pistões para lavagem em alta pressão e hidro lavadoras completas com água fria e quente. As vendas para o exterior representam mais de 85% do faturamento total.

- Líder mundial em componentes para pulverização, presente em mais de 80 países, estruturou ambicioso programa de internacionalização que conta hoje com quatro sedes comerciais próprias na América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia) e mais uma na Itália onde, com a marca ASJ produz ampla gama de

bicos para pulverização e capina química, tanto em plástico quanto em cerâmica. A fim de satisfazer as necessidades dos clientes, a ARAG possui um catálogo com mais de 3000 itens.

- Nasce da experiência de 20 anos da International Spray-Jets (pertencente ao grupo ARAG) e da Abbà, empresa histórica na produção de bicos, fruto das mais modernas tecnologias e do conhecimento específico do setor. A gama de bicos ASJ cobre as mais variadas necessidades nos tratamentos agrícolas e é completada por uma vasta gama de acessórios para atender as necessidades dos usuários.

- Empresa internacional, com três unidades produtivas, filiais e inúmeros distribuidores, presente em mais de 70 países em todo o mundo, representando excelência internacional como um dos principais players mundiais. Bombas de membrana e de pistões, para a agricultura; bombas de pistões e de alta pressão, hidro limpadoras profissionais, onde quatro milhões de bombas Comet estão em funcionamento em todo o mundo. Neste ano, na Agrishow 2013, a Comet lança dois novos modelos de lavadoras de alta pressão, sendo uma com água fria e outra com água quente. A grande novidade é o lançamento de uma bomba centrífuga, ao todo são quatro novos modelos de bombas agrícolas.

- A Emak do Brasil, filial nacional que pertence ao Grupo EMAK, um dos maiores da Europa na fabricação de equipamentos para uso em atividades florestal, agrícola e industrial, estreia na Agrishow 2013 com lançamentos da marca Oleo Mac. Com forte presença no mercado mundial, a Oleo-Mac destaca-se na fabricação de roçadeiras, motosserras, cortadores de grama, e outras máquinas de uso para floresta e jardim. Entre os lançamentos no Brasil estão: Roçadeira BC 24T: equipada com motor dois tempos EURO 1, 1,2 hp, bobina digital com regulagem eletrônica, protetor de silenciador, sistema antivibração e fácil acesso ao filtro de ar, sem necessidade de ferramentas. Pesa 5,25 kg./ dois modelos de lavadoras de alta pressão: PW 136C e PW170C. A lavadora de alta pressão / Óleo/ Mac PW 136C tem pressão máxima de 140bar, vazão máxima de 410 l/h. A lavadora de alta pressão Óleo Mac PW 170C tem pressão máxima de 155bar, vazão máxima de 540 l/h, bomba de bronze. Uma linha de produtos de força e energia quatro tempos, composta por dois modelos de motores estacionários (6,5 e 9,0 hp), tres modelos de motobombas (1,5; 2,0; 3,0 polegadas) e dois modelos de geradores (2.500 e 6.500watts).

- Iniciou suas atividades em janeiro de 1982 e, atualmente, está apta a fornecer equipamentos para a fenação, até de grandes dimensões, para roçar e colher o feno; máquinas agrícolas e retro escavadoras; máquinas para extrair óleo, destinadas a uma clientela doméstica ou a pequenas empresas com limitadas exigências de moagem, mas que pretendem administrar elas mesmas o processo completo. Hoje, a Enoagricola Rossi exporta 80% da sua produção para os Estados Unidos e se constituiu num produtor significativo também para os mercados Italiano, Europeu e Sul-americano.

- Líder na produção de compressores de ar na Europa, a pistão de 0,5 Hp até 20 HP, e compressores a parafuso de 3Hp até 125HP, possui linha de compressores para a agricultura equipados com motores a gasolina e diesel, ideais para uso afastados da fonte de energia, bem como uma série de acessórios pneumáticos para agricultura destinados a tornar o trabalho mais fácil e veloz. A FIAC atua no Brasil através da FIAC - Compressores de Ar do Brasil – Araraquara – SP.

- Fundada em 1918, baseou sua filosofia no estudo, desenvolvimento e produção de bombas volumétricas à membrana para tratamentos antiparasitários agrícolas e a bombas a pistão de alta pressão, para aplicações industriais, de comandos manuais e elétricos que gerenciam a distribuição e regulagem do líquido. A empresa nasceu e cresceu em Reggio Emilia, cidade líder da mecanização agrícola.

- Fundada em 1974 e presente em 70 países dos cinco continentes, é reconhecida como um dos produtores mais especializados do mundo em componentes com valor agregado aos seus clientes, através de componentes para sistemas de ordenha, de alta qualidade e competitivos no preço.

Produtos: Core business: pulsadores eletrônicos e pneumáticos, da “Entry Line" (baldes e carrinhos) à automação (controle de calor e feeding).

- Fundada em 1969, produz máquinas para a lavoura agrícola, particularmente tratores e mini tratores. São máquinas de pequeno porte, o que as torna particularmente indicadas para micro e médias empresas agrícolas, para trabalhar pequenas extensões de terra. Estudos e projetos destas máquinas são feitos na própria empresa, pelo departamento de P&D. Em 2010 a Mira Snc e os novos sócios Daniele Bagnoli, Paolo Bulgarelli e Piero Pecorari, criaram a Mira Italia, nova empresa que integrou a estrutura acionária da histórica Mira snc, mantendo inalterados os valores essenciais e a qualidade do produto, recebendo ao mesmo tempo um novo impulso na inovação e na produção através da colaboração com empresas do grupo e vultosos investimentos. O mercado de tratores e suas pequenas versões equivalem, em termos mundiais, a centenas de milhares de peças.

- Iniciou suas atividades como empresa artesanal, em 1972, produzindo máquinas agrícolas graças à paixão irresistível pela mecânica e pela agricultura, da parte de Luciano Oliver Signorini. Oferece completa gama de equipamentos, subdividida em cinco linhas de produtos destinados aos setores da horticultura, floricultura e viveiros de plantas, máquinas para a esterilização e tratamento do terreno contra ervas daninhas, fungos e nematoides; máquinas para a cultura do tabaco que compreendem a preparação do terreno, com sua eventual esterilização, transplante, capina, capina localizada, colheita e secagem; máquinas para viveiros de árvores frutíferas como: máquinas para o transplante de enxertos, mudas, plantas altas, plantas ornamentais, máquinas para a colheita e escavação de plantas frutíferas e porta enxertos, máquinas para o cuidado de viveiros; máquina para capina entre-filas, de precisão, ROTOSARK, Patente n. MI2009A 000609; máquinas para viveiros e produção de morangos; máquinas para irrigação, etc.

– Grupo que nasceu em 1982, inicialmente como cortadores e depois como corta-sebes. Nos anos subsequentes, introduziu no mercado mundial diversos equipamentos terminais e, mais tarde, os elevadores hidráulicos “de garfo”, com completa linha de acessórios especializados, para todas as aplicações que a movimentação agrícola requer. Especializou-se também na construção de máquinas automotoras para a colheita de frutas e realização de podas. O Orsi Group, que está sempre em contínua evolução, opera hoje em uma área de 40mil m2, dos quais mais de 10mil cobertos.

- Produz instrumentos para a agricultura moderna e produtiva, projeta componentes para o gerenciamento de líquidos e produtos químicos em respeito ao ambiente e à saúde do usuário, dispositivos de medição e automatismos para facilitar operações de vazão, dosagem e lavagem em instalações hidráulicas e máquinas pulverizadoras.

- Empresa que vem desenvolvendo e usando alta tecnologia para o bem estar animal, aplicando processos de pré-ordenha, melhorando a qualidade do leite e a saúde do gado leiteiro.

- Produz componentes para construção de máquinas agrícolas e industriais; cremalheiras e quinta roda (rala) para carreteis enroladores e carretas agrícolas; cilindros hidráulicos e telescópicos, macacos, eixos e semieixos para carretas e máquinas agrícolas; facas para misturadores/ distribuidores de ração animal; martelos para trinchas/trituradores; rolamentos especiais com e sem dentes para a fabricação de Máquinas industriais e da construção civil.

- Projeta e produz controles eletrônicos para a indústria desde 1965. Seus clientes são as empresas construtoras de máquinas que operam em condições severas 24 horas por dia e 365 dias por ano. Entre outros produtos, a ROJ oferece soluções para a eletrificação de equipamentos agrícolas, como as semeadeiras pneumáticas de precisão. O escopo do sistema de controle para semeadeiras de precisão é o de substituir a transmissão mecânica para os discos de semeadura, por meio de motores elétricos controlados individualmente por um sistema eletrônico, que permite à máquina uma maior versatilidade e funcionalidade, impossível de se obter com uma transmissão mecânica tradicional.

- Empresa jovem e dinâmica, localizada no coração da Emilia, região italiana com vasta tradição na área dos componentes agrícolas e industriais com projetos personalizados. Inovação, proteção ambiental, precisão de trabalho, confiabilidade do produto e suporte são as orientações para uma contínua pesquisa que visa melhorar e criar novos produtos.

- Grupo reconhecido como um dos líderes mundiais na produção de enfardadeiras para fardos quadrados de pás frontais para tratores, cobrindo tanto as exigências da coleta do feno, palha, estoques de milho, etc., quanto todas as operações de transporte e manutenção. Ambas as empresas (Gallignani e Sigma 4) exportam mais da metade de sua produção para fora da Itália, país de instalação e no qual lideram o mercado em seus respectivos setores.

– Membro da EMAKGroup, construtor líder no setor de acessórios para jardinagem, setor florestal e de hidro limpadoras, lavagem industrial, irrigação e erradicação de ervas daninhas. Sua linha comercial de produtos destinados ao mercado da agricultura é a Geoline, que compreende componentes e acessórios utilizados em máquinas para o tratamento das diversas culturas. A vasta gama de produtos Geoline engloba artigos em alta tecnologia necessários para equipar as máquinas operatrizes do setor, destacando-se, a série de Computadores GeoSystem e a série de Radiocomandos GeoAtom, GeoSol, GeoCrop e GeoOil. Entre os lançamentos estão: kit de sensor de nível e nova placa de comando eletrônico.

- Sediada em Rubiera (RE), em modernas instalações dotadas das mais recentes tecnologias de produção e informática. Em sua linha de produtos mais de 40 modelos de bombas de membrana para o setor agrícola e 130 modelos de bombas de pistão de média e alta pressão para a lavagem industrial, combate a incêndios, expurgo, e outras funções que exigem altos desempenhos técnicos.

ICE - Órgão do Governo Italiano, a Agência para a Promoção no Exterior e Internacionalização das Empresas Italianas, com quase um século de existência que, por meio de uma rede de 93 escritórios espalhados pelo mundo, promove o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte e seus consórcios de exportação.

FederUnacoma – Federação Italiana de Fabricantes de Máquinas Agrícolas - representa, no âmbito da Confindustria, setores mecânicos que agrupam associações de produtores Assomao, máquinas agrícolas operatrizes; AssoMase, máquinas automotoras; AssoTrattori, tratores; Comacomp, componentes para máquinas agrícolas, movimento terra e jardinagem; Comagarden, máquinas para jardinagem; Comamoter, máquinas movimento terra; UnaMot, motores para máquinas móveis não destinadas a estradas. A Federação oferece às empresas associadas serviços para aprimoramento da atividade empresarial e desenvolvimento dos negócios através da organização direta de eventos e exposições internacionais dedicados ao setor, sendo o instrumento através do qual as indústrias da mecanização dialogam com as instituições, promovem a inovação, a cultura da empresa e a presença nos mercados nacional e internacional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025