Geo Agri participa do curso de atualização em Agricultura de Precisão na ESALQ
A reunião técnica com os três senadores e oito deputados de Mato Grosso do Sul (MS) promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acontece nesta sexta-feira, dia 8 de julho, a partir das 8h30 na sede da unidade Gado de Corte, localizada em Campo Grande, MS.
O diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes recepcionará os parlamentares nesta primeira reunião que envolve a participação das três unidades de pesquisa do Estado: Embrapa Gado de Corte de Campo Grande; Embrapa Pantanal, de Corumbá e Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados. A abertura será feita pelo presidente Arraes, em seguida será apresentado um vídeo institucional e relatos das principais pesquisas realizadas nas três unidades de MS a serem feitas pelos chefes-gerais: Cleber Oliveira Soares (Campo Grande) Fernando Mendes Lamas (Dourados) e Emiko Resende (Corumbá).
Segundo o chefe-geral da Gado de Corte, Cleber Soares, um dos objetivos da reunião será mostrar aos parlamentares o papel da Embrapa e a importância de suas ações para a região Sulmatogrossense. “Precisamos da contribuição dos parlamentares para que possamos alavancar ações de pesquisa e assim promover melhorias no agronegócio de MS por meio da transferência de tecnologias”, ressalta Cleber.
Durante a apresentação do chefe da Embrapa Gado de Corte será citado alguns resultados do Balanço Social 2010 da Pesquisa Agropecuária, como por exemplo: o da geração de 110 tecnologias e 140 cultivares desenvolvidas e transferidas para a sociedade, que possibilitou a criação de mais de 90 mil empregos em 2010; que para cada real aplicado pelo Governo Federal em 2010 na Embrapa o retorno para a sociedade foi de R$ 9,35; que é de dez mil o estoque total de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos e transferidos pela Empresa, dentre outros destaques.
Para a dirigente da Embrapa Pantanal a expectativa de apresentar resultados de pesquisas finalizados e em andamento, bem como realizações futuras, também é grande. “O Pantanal é um bioma único e a pesquisa agropecuária tem muito a contribuir para o seu uso sustentável e sua conservação”, disse Aiesca Pellegrin, chefe de Pesquisa de Desenvolvimento da Unidade que estará presente no encontro.
A Embrapa espera conscientizar os políticos presentes da importância do trabalho da empresa para a sociedade que transformou para melhor a agricultura, o agronegócio e a economia brasileira. Espera contar também com apoio de todos às ações da empresa por meio de criações de emendas parlamentares, que tem proporcionado bons resultados para o País. Segundo o presidente Arraes, os recursos adicionais têm possibilitado aos centros de pesquisa realizar projetos complementares, com impactos positivos na agenda de pesquisa, às atividades já normalmente desenvolvidas pelos mesmos. “As emendas parlamentares expressam a sensibilidade dos políticos que se mobilizam para a destinação de mais recursos à pesquisa, suplementando projetos já existentes por compreenderem o imenso retorno que elas trazem para a sociedade”, afirma Arraes.
Além das apresentações orais dos dirigentes da empresa os parlamentares receberão uma pasta contendo resumos das principais tecnologias criadas pela empresa, material técnico específico das três unidades de MS, Portfólio PAC Embrapa e relatório de execução das emendas parlamentares.
A reunião entre os dirigentes da Embrapa e os parlamentares será realizada na sede da Embrapa Gado de Corte, à BR 262, Km 4 - Campo Grande (MS) e seu término está previsto para as 10h30.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura