Começa colheita da safra de pêssego em Porto Alegre/RS
A Associação Brasileira de Angus divulga os primeiros resultados da 2ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Angus, que realiza em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS). O objetivo desta prova é comparar a performance dos touros Angus e identificar animais superiores para produção em sistema de pastejo, tudo isso oferecendo as mesmas condições de ambiente e alimentação.
Os 21 tourinhos, com idade média de um ano, iniciaram a prova dia 26 de agosto, ocasião da primeira pesagem, com peso médio de 286,95 kg. Já em 21 de outubro, dia da terceira pesagem, esses mesmos animais apresentaram peso médio de 367,43 kg. “Resumindo, o ganho médio diário de todos os animais durante os quase dois meses de prova foi de 1.437 kg”, informa Jean Soares, assistente técnico da Angus.
“É importante ressaltar que os touros Angus estão totalmente a campo, se alimentando apenas de forrageira. A prova está muito bem estruturada e a uniformidade racial é realmente impressionante”, informa Jean.
O teste conta com apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus e é coordenado pelos pesquisadores da Embrapa, Fernando Cardoso e Joal Brazzale Leal. Até maio de 2012, quando se encerra a prova, os machos serão avaliados em suas características de desempenho e performance animal, de fenótipo como conformação frigorífica, precocidade de terminação e musculosidade, além de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio.
Participam do II Teste de Avaliação a Campo de Touros Angus, 21 animais de 13 propriedade de oito municípios do Rio Grande do Sul. Da cidade de Santa Vitória do Palmar as Cabanhas Santa Joana e Santa Amélia, Agropecuária Albardão e Estância Tradição. De Dom Pedrito Cabanha Acácia e Fazenda da Barragem. Do município de Bagé, Fazenda do Baú e do Salso. E, finalizando, a Agropecuária Proteção (Rio Grande), Estância Santa Eulália (Pelotas), Cabanha Santa Nélia (Jaguarão), Cabanha dos Tapes (Tapes) e Fazenda Reconquista (Alegrete).
O teste conta com a parceria de CRI e Acatak e apoio da Speedrite e Tortuga.
Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura