Parceria entre a Embrapa e a Famurs visa fortalecer agropecuária no RS

28.10.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) vai ampliar o acesso dos gestores municipais a tecnologias para o aumento da produtividade do solo gaúcho. Um encontro com pesquisadores e representantes do poder executivo dos municípios aconteceu na manhã de 25/10, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, com o tema: Cereais de Inverno – Valor e sustentabilidade para a agropecuária gaúcha.

De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto, através da parceria com a Famurs será possível ampliar a produção, principalmente nos meses de inverno, com cultivos de trigo, aveia, centeio, cevada, triticale e canola. “Com a intensificação do uso do solo, poderemos eliminar o pousio no inverno, garantindo maior sustentabilidade à produção de grãos e fortalecendo a economia dos municípios”, avalia Dotto.

Para o superintendente técnico da Famurs, Mário Augusto Ribas do Nascimento, a agropecuária gaúcha precisa estar mobilizada para levantar os pleitos do setor junto ao poder público, bem como promover o real desenvolvimento no principal segmento que sustenta a base dos municípios.

As tecnologias da Embrapa para a produção de grãos foram apresentadas, no dia 25/10, a prefeitos, secretários de agricultura e técnicos da área, além de lideranças locais, com o objetivo de definir prioridades em demandas a serem atendidas pelos projetos de pesquisa. No dia 04/11, está programada uma reunião na Famurs, em Porto Alegre (RS), com prefeitos, agentes da pesquisa e parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional para encaminhar emendas em Ciência e Tecnologia. As propostas que estão em discussão estimam recursos na ordem de um milhão de reais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025