Paraná discute infraestrutura logística de armazenagem e escoamento da produção

31.10.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Para discutir um dos principais gargalos e também um fator limitante à competitividade do agronegócio no Brasil, o Paraná recebe a partir desta semana uma série de eventos que vai tratar de infraestrutura – armazenagem e escoamento da produção. O Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio vai percorrer cinco cidades. Os eventos, que ocorrem em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba colocam em pauta a logística necessária à promoção do agronegócio, dentro e fora da porteira. A programação contempla temas de armazenagem e escoamento, produção e exportação.

A motivação dos debates vem da necessidade em se discutir alternativas estruturais à crescente produção agrícola do estado e do país. Há dez anos, a variações entre as safras era de duas, três até cinco milhões de toneladas. Agora, entre uma safra e outra o movimento fica acima de 10 milhões de toneladas. Na temporada 2012/13, por exemplo, foram 20 milhões de toneladas adicionais, enquanto que o desempenho da temporada atual (2013/14) pode superar em 15 milhões de toneladas a safra anterior.

Com a presença de especialistas, o objetivo evento é discutir com todos os elos da cadeia produtiva a infraestrutura como um investimento responsável e economicamente sustentável. Bem como, fornecer informações para que o produtor, cooperativa ou investidor tenha condições de avaliar o custo benefício da armazenagem; quando construir seu próprio armazém, dentro da fazenda; aspectos técnicos e econômicos; qualidade e sanidade do pós-colheita; escoamento planejado, eficiente e customizado.

A “Armazenagem como investimento estratégico e economicamente sustentável” será tema da apresentação de Eugênio Stefanelo, professor de pós-graduação e técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) escalou os especialistas Luiz Fernando Baena, Paulo Marques Ferreira, Sérgio Hekave, João Carlos Kuritza, Alexandre Accioly e Jorge Gomes Rosa Filho para falar da “Oportunidade e crédito para investir em armazenagem no Brasil”.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino vai abordar o “Programa de expansão dos portos do Paraná”. Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e coordenador do Agronegócio na Gazeta do Povo vai falar do “Potencial para 200 milhões de toneladas”, em uma abordagem sobre as perspectivas da atual safra de grãos. A promoção é do Agronegócio Gazeta do Povo com Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e Perfipar, com apoio do Crea-PR e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e das associações dos engenheiros agrônomos das cidades sedes dos eventos.

A programação abre em Ponta Grossa nesta sexta-feira (01/11); segue para Cascavel (18/11); Maringá (02/12); Londrina (02/12); e Curitiba (12/12). Com exceção de Londrina, que ocorre à noite, a agenda nas demais cidades será realizada pela manhã.

Serviço: Confira os detalhes e endereços da programação no site www.agrogp.com.br. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rsvp@grpcom.com.br. Basta enviar uma mensagem e aguardar confirmação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro