Papaya Brasil oferece opção de excursão técnica a propriedade

04.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra Vale

Os participantes do Papaya Brasil 2011: V Simpósio do Papaya Brasileiro têm a oportunidade de participar de uma excursão técnica a propriedade que cultiva mamão. Trata-se de uma programação opcional, oferecida no último dia (4 de novembro), das 13h às 17h, com a adesão feita durante o evento. O simpósio, organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro no Náutico Praia Hotel & Convention Center, em Porto Seguro (BA). Pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes vão trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”.

A propriedade é a Fazenda Primavera, de Valter Piol, localizada em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro (fica a 500 metros das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia – UnisulBahia). Será observado o plantio de variedade do grupo Solo denominada ‘Golden’. O presidente da comissão organizadora, o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Jorge Loyola, informa que serão duas estações: uma sobre fertirrigação, sob a coordenação do pesquisador Eugênio Coelho, e outra sobre manejo do solo, a ser apresentada pelo pesquisador Laércio Souza. “Serão abordados, nas duas estações, aspectos gerais sobre as práticas culturais desenvolvidas no cultivo do mamão”, complementa Loyola.

A Fazenda Primavera conta com 142 hectares. Valter utiliza o mamão como cultura de abertura para a implantação de cafezais. Essas são as únicas culturas plantadas por ele na propriedade.

Serão sete painéis, abrangendo 27 palestras, sendo três palestrantes internacionais, que vão tratar de melhoramento genético, do mercado internacional e das perspectivas do processamento de mamão em âmbito mundial. A principal novidade são as clínicas de fitossanidade, que vão promover a interação direta dos agentes da cadeia produtiva com pesquisadores em termos de discussão de pragas e doenças. Além disso, os interessados vão poder participar de cursos sobre manejo de pragas e doenças, nutrição, irrigação e fertirrigação do mamoeiro e elaboração de projetos de implantação de pomar de mamão. Todas as informações estão disponíveis no site do evento (

).

Arlene Oliveira

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025