Pepro do milho será realizado na próxima quinta-feira (23)
O Banco do Brasil, em parceria com a Apromilho/RS, Abramilho, Sementes São Pedro e Fockink, realizou no último dia 13, durante a Expoijuí/Fenadi 2014, um ciclo de palestras com: Paulo Dullius, agrônomo do Banco do Brasil; Valdinei Donato, agricultor e agrônomo da Sementes São Pedro de São Luiz Gonzaga; e Bruno Rauber, gerente de Vendas do Grupo Fockink (sistemas de irrigação).
O evento, que aconteceu no Auditório da Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley A. Burmann, além de abordar as novas tecnologias de irrigação empregadas no cultivo de milho e apresentar histórias de sucesso, fez um panorama sobre a área irrigada no Brasil, bem como informou a respeito dos percentuais e tipos de irrigação existentes.
Na ocasião, Paulo Dullius apresentou dados históricos da economia e agricultura no mercado do agronegócio brasileiro, com ênfase na participação do milho, assim como as linhas de crédito disponíveis para financiamento de investimentos em irrigação.
Valdinei Donato abordou questões de produtividade e lucratividade nos últimos 14 anos de sua propriedade, que atualmente conta com 2000 ha de planta, dos quais 1117 ha são irrigados.
Bruno Rauber mostrou o que há de mais moderno nesse quesito, demonstrando a nova concepção que se cria na propriedade rural após a implantação da irrigação. Segundo dados do Censo de 2006, a área irrigada no Brasil é de 4.455.000 ha, sendo 2% na região Norte, 22% no Nordeste, 12% no Centro Oeste, 36% no Sudeste e 28% na região Sul.
“O evento foi muito produtivo. Conseguimos esclarecer sobre a importância da realização de uma irrigação planejada da cultura do milho, antevendo problemas de estiagem. Tudo isso para não ficarmos reféns de efeitos climáticos, ou seja, antecipando-nos ao problema com a utilização de avançadas técnicas de irrigação e equipamentos de primeira geração”, afirma Claudio Luiz de Jesus, presidente da Apromilho - Associação dos Produtores de Milho do RS.
Para Eloi Holz, gerente do Banco do Brasil, o evento cumpriu seu papel em todos os aspectos. “Conseguimos esclarecer os agricultores, apresentamos as várias alternativas existentes para a irrigação inteligente, mostramos que elas funcionam e também provamos que é possível, com os equipamentos e os incentivos financeiros corretos”, afirmou.
Agora, o objetivo dos parceiros neste evento é continuar incentivando a implantação/expansão da irrigação nas propriedades rurais, fazendo com que cada vez mais o produtor tenha a garantia da boa colheita, trazendo segurança aos seus investimentos e realizando sonhos, pois a certeza da colheita é o "sonho" de todo produtor rural.
Fotos do evento, em alta resolução, estão disponíveis. Favor solicitá-las pelo e-mail rosangela.manchon@conceptpr.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura