Microgeo anuncia novo gerente de produtos
O engenheiro agrônomo terá a missão de aprimorar o desenvolvimento do Microgeo e dos novos lançamentos de produtos da empresa
Os levantamentos dos custos de produção agropecuária dentro do Projeto Campo Futuro 2024 terão início em junho, em Santa Catarina. A iniciativa, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, segue até agosto com painéis envolvendo seis cadeias produtivas em oito municípios do estado.
Os eventos reúnem produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais e outros representantes das cadeias produtivas envolvidas. O objetivo é entender os custos que mais impactam os resultados econômicos dos produtores, como gerenciá-los e avaliar quais indicadores são importantes para monitoramento.
Os encontros são presenciais e virtuais e visam levantar os custos de produção das seguintes atividades: milho, soja e trigo (Xanxerê e Campos Novos); arroz (Araranguá), suinocultura - integração UPD (Seara); suinocultura - integração UT (Seara); frango de corte (Chapecó, Canoinhas e Itapiranga) e maçã (São Joaquim).
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que o projeto Campo Futuro é essencial para promover levantamentos detalhados dos custos de produção dos mais variados segmentos do agronegócio em diferentes regiões do estado. “Ao possibilitar um diagnóstico profundo da realidade vivenciada pelos produtores rurais, os painéis fornecerem informações precisas sobre os custos de produção. Isso fortalece as entidades representativas do setor e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas e eficientes. Dessa forma, é possível contribuir para um futuro promissor e sustentável para o agro catarinense”.
O resultado do levantamento de custos é apresentado no final do painel, quando são realizadas análises técnicas e econômicas da atividade agropecuária, além de discussões sobre o cenário do mercado atual e tendências. A partir dessas informações, os produtores poderão identificar claramente quais ajustes e investimentos são necessários para otimizar seus negócios, garantindo maior eficiência e competitividade.
Com base nos dados levantados e do acompanhamento mensal de custos, a CNA tem atuado junto ao poder público para propor medidas com o objetivo de evitar elevação de custos, melhorar as ferramentas de seguro e ampliar o acesso ao crédito, entre outras.
Os painéis de levantamentos de custos de 31 atividades agropecuárias ocorrerão até julho em todo o país, por meio de painéis que serão realizados em 20 estados e 119 municípios, em parceria com as federações estaduais, produtores, Sindicatos Rurais, universidades e centros de pesquisa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura