Padrão e sabor de frutas atraem consumidores e contribuem para a rentabilidade dos cultivos

15.06.2015 | 20:59 (UTC -3)

O sonho de muitos consumidores ao entrar no supermercado é comprar frutas bonitas e de qualidade sem perder tempo com a escolha. Para atender esses níveis de exigência, os produtores precisam estar atentos a soluções que ajudem a promover a padronização dos frutos, prezando por aspectos visuais como tamanho, cor e aparência.

Com essa finalidade, a Agrícola Famosa, principal exportadora de frutas in natura do Brasil e maior produtora de melão do mundo, investe em produtos naturais para impulsionar ainda mais a qualidade e a produtividade de seus cultivos. Há quatro anos, a fazenda aplica o conceito em culturas como banana, melão, maracujá, melancia, abacaxi, mamão, berinjela, aspargos, limão, maçã, laranja e tomate-cereja.

O empresário Luiz Barcelos, sócio fundador do empreendimento, aposta em soluções vegetais que aliam resultados de proteção e performance por meio da nutrição. “A qualidade é o que atrai o consumidor. E atingimos isso pelo balanceamento nutricional, que deixa as plantas mais saudáveis. Assim, diferenciamos os produtos e agregamos valor. Dessa maneira, você se destaca e fideliza o cliente”, avalia Barcelos.

Como 60% da produção da Famosa é exportada, as frutas precisam atender a padrões rigorosos, incluindo a uniformidade de tamanho, formato, coloração e brix (teor de açúcar). Para satisfazer o mercado externo, Barcelos aplica dois principais fertilizantes foliares que têm essa finalidade: o Crop-Set e o Bulk, desenvolvidos pela Alltech Crop Science, especializada em nutrição vegetal.

“O Crop-Set melhora o ‘pegamento’, ou seja, regula o fluxo da seiva e proporciona o enchimento dos frutos, fazendo com que eles cresçam uniformemente. Já o Bulk ajuda a homogeneizar o brix e uniformizar a maturação. Ele acelera os frutos que estão num estágio de maturação menos avançado para deixar todos no mesmo nível. Mas é importante ressaltar que se trata de um uniformizador de maturação e não maturador”, explica Leonardo Porpino, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science.

“Se o cliente estiver comprando tomates e não encontrar uma qualidade ideal, vai manuseá-los bastante para achar os melhores. Isso acaba causando o que chamamos de avaria, e quem paga o preço é o produtor. O consumidor não gosta de perder tempo manuseando as frutas no mercado, por isso é fundamental investir em soluções de padronização, o que também contribui para aumentar a rentabilidade”, analisa Porpino.

De acordo com o gerente técnico, outro indicador de qualidade é a resistência, que pode ser favorecida pela atuação do Liqui-Plex CaMg+B, produto que corrige a deficiência de cálcio e aumenta a durabilidade da fruta. Segundo Porpino, também vale destacar que as soluções não são hormônios, mas sim precursoras hormonais, menos agressivas às plantas.

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