Ourofino lança antiparasitário para o controle de carrapatos

16.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Ourofino Agronegócio lança o Fluatac Duo, antiparasitário para bovinos indicado no controle de carrapatos. O produto também combate a mosca-dos-chifres e bernes, além de ter alta eficácia no tratamento de vermes gastrintestinais.

O antiparasitário é fruto de uma parceria entre a Ourofino e o Centro de Pesquisa em Sanidade Animal (CPPAR), da Unesp Jaboticabal. Na formulação, pela primeira vez encontram-se juntos dois dos principais ativos da medicina veterinária: o fluazuron e a abamectina. Foram vários anos de pesquisa e desenvolvimento para chegar a esta formulação que possui eficácia contra ecto e endoparasitas. O Fluatac Duo foi testado nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.

O produto tem capacidade de interferir na produção de quitina, uma substância que endurece a cutícula do carrapato impedindo que o animal mude de fase, e também de matar os carrapatos já adultos. Ele é aplicado na forma pour on e combate o parasita de forma sistêmica através da corrente sanguínea desde larvas até formas adultas.

“É uma promissora alternativa no combate ao carrapato com um período longo de proteção, maior que os similares. Um grande avanço tecnológico da Ourofino que mostra mais uma vez que o investimento em pesquisas dá resultados. Esta inovação trará retorno para a empresa e ao país”, afirma o professor de parasitologia veterinária da Unesp, Alvimar José da Costa, coordenador da pesquisa do parasiticida.

O carrapato é um dos maiores problemas da pecuária no Brasil. Segundo a Embrapa, os prejuízos atribuídos ao parasita podem chegar por ano a oito dólares por bovino. Um animal com média infestação chega a perder 120 ml de sangue ao ano. A perda no ganho de peso pode chegar a 15 kg por animal e a queda de produção de leite varia de 10% a 40%.

A indicação de uso do produto varia muito conforme as regiões do país, raça dos animais e nível de infestação de carrapatos. Em termos de dosagem, usa-se 10 mL para cada 100 Kg de peso vivo. “A Ourofino sugere sempre que entre em contato com a equipe técnica para uma recomendação mais adequada do produto”, ressalta o gerente de mercado da Ourofino, Maurício Morais.

Marília Saveri

Ourofino Agronegócio

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025