Embrapa Agropecuária Oeste recebe homenagem nos 150 anos do Mapa
Na atual PGP, Prova de Ganho de Peso, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, o gado é da raça tabapuã. São 74 animais de 24 criadores de MG, BA, GO e SP que serão tratados durante 10 meses com soluções da Ourofino para seleção de melhoramento genético.
Através de um programa sanitário definido de acordo com as características da prova e ambiente, foi elaborado pela Ourofino o plano de tratamento com a disponibilização de um técnico da empresa para acompanhar todos os manejos ao longo da PGP.
Na chegada dos animais ao local da prova, no dia 7 de julho, eles receberam a primeira vermifugação com o Ricobendazole Oral, um vermífugo completo que combate todas as fases dos parasitas internos (helmintos), como os nematódeos gastrintestinais e pulmonares (vermes redondos), trematódeos (fascíola hepática) e vermes chatos. Além do combate aos endoparasitas, foi realizado o controle de moscas e carrapatos através da utilização do Cypermil Pour On, um ectoparasiticida de fácil aplicação administrado no dorso dos animais.
Depois de 70 dias de adaptação, os animais farão o manejo de 1ª pesagem e serão tratados com o Master LP, um endectocida concentrado com 4% de ivermectina e liberação programada. Ao mesmo tempo, será aplicado o Colosso Pour On, um ectoparasiticida indicado no controle de carrapatos, bernes e mosca dos chifres. O controle integrado preconizado (Master LP + Colosso Pour On) proporcionará aos animais um período de proteção de aproximadamente 120 dias.
“Esperamos que nossas soluções em sanidade possam contribuir favoravelmente e que os animais desta PGP possam expressar todo o seu potencial genético e produtivo, uma vez que estarão protegidos e livres das principais endo e ectoparasitoses”, diz o diretor técnico da Ourofino, Gabriel Sandoval.
A PGP está sendo realizada nos pastos da Estância Zebu, em Uberaba.
Ourofino Agronegócio
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura