FMC anuncia Sofero Fall contra "Spodoptera frugiperda"
O produto utiliza tecnologia baseada na interrupção da cópula da praga
A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou um comunicado nesta semana para esclarecer o atual estágio da revisão do modelo Consecana-SP, que regula a remuneração de produtores de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. A manifestação ocorreu após declarações de fontes não autorizadas que, segundo a entidade, transmitiram informações imprecisas à imprensa e ao setor.
A Orplana, que representa mais de 12 mil produtores e integra o Consecana-SP ao lado da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), afirmou que o processo de revisão está em andamento e que os estudos técnicos contratados ainda não foram concluídos. O trabalho está sendo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), contratada para desenvolver uma avaliação detalhada do modelo atual, incluindo pontos como o Capex industrial.
De acordo com o comunicado, reuniões técnicas vêm sendo realizadas com participação das duas entidades — Orplana e Unica — que solicitaram esclarecimentos e ajustes no decorrer do processo. “As observações foram registradas em ata e fazem parte do esforço conjunto para garantir rigor técnico e equilíbrio nas negociações”, diz o texto.
A entidade também rechaça a interpretação de que estaria dificultando o avanço das discussões. “A afirmação é infundada. A Orplana permanece empenhada na conclusão célere dos estudos, com total interesse em que o processo traga mais previsibilidade e segurança para o setor”, afirma.
A Orplana destacou que o material produzido pela FGV servirá como base para avaliação da diretoria do Consecana-SP e posterior análise do G8 — grupo técnico composto por membros das duas entidades. Somente após essa etapa será possível validar ou propor ajustes ao estudo.
Por fim, a organização reiterou seu compromisso com a transparência, a governança e a defesa dos interesses dos produtores de cana-de-açúcar, afirmando que não compactua com “meias-informações ou versões unilaterais” do andamento dos trabalhos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura