Óleos vegetais e biodiesel para atender 3 mil famílias no Alto Paranaíba

17.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Nesta sexta-feira (21/05) será lançado o projeto “AGRIFAM ALTO PARANAÍBA”, no Parque de Exposição Manuel Terra Cruz, na cidade de Ibiá, Alto Paranaíba, Minas Gerais.

O projeto, que será gerenciado pela IBIABIOCOOP nasceu de uma parceira – o Consórcio CONAF 2009 - composto pela COONAT de Belo Horizonte e pelo GVC Itália - ONG italiana (Gruppo di Volontariato Civile), reconhecida pelo Governo Brasileiro, com sede em Belo Horizonte.

Esta é uma experiência-piloto em Minas Gerais que visa a autonomia da agricultura familiar com a produção de óleo vegetal, sujeito à transformação em biodiesel, consorciado com a produção alimentar. O projeto destina-se, prioritariamente, aos agricultores familiares organizados na IBIABIOCOOP - Cooperativa de Produção Agropecuária e de Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização na Região do Alto Paranaíba, e pretende atingir 3.000 famílias até o ano de 2012 nos municípios de Ibiá, Perdizes, Campos Altos, Santa Rosa da Serra, Serra do Salitre, São Gotardo, Pratinha, Tapira, Santa Juliana, Pedrinópolis e Sacramento, sendo que sua fundação, além de instrumentalizar os agricultores para a realização de seus interesses econômicos e sociais, é também uma prerrogativa para sua inserção na cadeia produtiva do biodíesel, conforme estabelece o convênio com a PETROBRÁS, no cumprimento do Programa Nacional do Biodíesel. O valor total do projeto é de 3,5 milhões de euros.

Linhas de atividades a serem abordadas:

- Formação e assistência técnica para os pequenos agricultores familiares;

- Organização dos mesmos em cooperativas;

- Inclusão social e digital para os agricultores e suas famílias;

- Implantação de uma usina de beneficiamento de grãos e de outros instrumentos operativos;

- Promoção da pesquisa, troca de informações e intercâmbio.

Mais informações sobre o lançamento do AGRIFAM em Ibiá: (34) 9984-9977

Sede do Projeto Agrifam / GVC - Rua Paul Bouthilier 332 , Bairro Mangabeiras (31) 3267-2591

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025