Welles Pascoal assume a presidência da Dow AgroSciences no Brasil
As etapas de planejamento para uma produção viável financeiramente para o agricultor familiar foram repassadas na manhã desta quarta-feira, dia 07, durante a Oficina de Custos para produzir no Campo, uma das atrações da 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014. A oficina faz parte da programação das Clínicas Tecnológicas no Espaço Empresarial, montado no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Segundo a facilitadora do Sebrae e administradora, Zenir Campos Rodrigues, os produtores rurais querem fazer certo, mas geralmente não sabem como e nem têm as ferramentas certas para fazerem o seu planejamento. “Muitas vezes o pequeno produtor planeja, mas somente na cabeça e não põe no papel os custos do início até o final da produção e dessa forma o risco de prejuízo é bem maior”, explicou.
Na Oficina os agricultores aprenderam o passo a passo de como planejar utilizando um caderno de planejamento de acordo com a realidade da sua produção. Foi o caso do agricultor do Assentamento PA Manchete a 48 Km de Marianópolis, Vandoval Gomes de Souza, que planta cana de açúcar para produção de rapadura. O agricultor colocou no caderno os custos dos insumos e serviços da atividade como o valor da mão de obra, serviços de trator, entre outros. “Trabalhar no escuro é muito ruim, porque um ano a gente ganha e no outro ano a gente perde e sabendo planejar vai facilitar o trabalho da gente”. Segundo o agricultor ele já plantou milho e teve prejuízo e de agora pra frente vai ser mais fácil verificar o custo da produção antes de começar a plantar.
A oficina faz parte do Programa No Campo realizado pelo Sebrae e será realizada todos os dias na parte da manhã, no Espaço Empresarial. Os interessados em participar devem se inscrever no local. A intenção é oferecer instruções aos produtores rurais de empreendedorismo e planejamento para a produção e gerenciamento e controle das despesas. Ao final da oficina todos os agricultores receberam cadernos de planejamento.
Feira
A Agrotins começou na terça, dia 06 e segue até sábado, dia 10, com vasta programação. O objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), é promover a transferência de tecnologias entre produtores, estudantes, instituições de pesquisa e empresas do setor. A entrada é gratuita e a Feira fica aberta das 9 às 18h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura