Resultado do primeiro leilão de milho foi positivo, avalia ministro
Uso de biogás garante economia e crescimento ambientalmente responsável para propriedades rurais.
Iluminação, equipamentos, estufa, irrigadores, etc. Grande é a necessidade de energia nas propriedades rurais e o combustível que o produtor precisa para economizar pode estar indo para o lixo. Já existem equipamentos – gerador, motor, motobombas para água e para chorume – que funcionam com biogás, resultante da decomposição de dejetos animais.
Assim, além de dar um fim ao material que é extremamente tóxico ao meio ambiente, o produtor garante energia aos equipamentos e instalações. “Sem tratamento, os dejetos contaminam o solo, os lençóis freáticos e o ar, já que o metano, um dos componentes do biogás, é 23 vezes mais tóxico que o CO2”, explica o engenheiro Gilmar Nied, supervisor de vendas da Branco, marca que produz a linha Bio Soluções.
Para a produção dessa bioenergia, o produtor rural precisa dispor de um biodigestor, que é um depósito coberto onde os dejetos serão tratados por um período de 30 a 35 dias. Durante esse processo, é produzido o biogás, que é acumulado e torna-se combustível para os equipamentos, utilizados principalmente para a iluminação de ambientes, aquecimento de granjas e a secagem de grãos.
Dependendo do modelo, o equipamento funciona uma hora com 2 ou 4m3 do biogás, que pode ser integralmente obtido no próprio sistema de produção. “Cinquenta bovinos geram diariamente biogás suficiente para alimentar o gerador de menor potência durante 24 horas e o de maior potência por até 12 horas”, exemplifica Nied.
O processo de decomposição resulta também em um líquido chamado de chorume, que pode ser usado como biofertilizante, pois é rico em nitrogênio, tornando desnecessária a compra de adubos químicos para certos tipos de cultura. Por ser 100% natural, o plantas têm maior produtividade e o gado não rejeita o pasto. E uma motobomba funcionando a biogás pode ser responsável pela irrigação do chorume, completando a sustentabilidade do sistema.
Bom negócio
A linha de Bio Soluções da Branco é a primeira do gênero a ser produzida no país. Possui tecnologia própria para aproveitar o biogás e produzir energia com menos impactos ambientais, devido à menor emissão de poluentes. Entre os produtos, ainda está o gerador Bioflex , que pode ser usado tanto com o biogás quanto com o álcool, o único da categoria.
A rentabilidade não é apenas vantagem do consumidor. Desde o seu lançamento, em 2008, a procura pelos produtos da linha Bio Soluções – que além de geradores, também engloba motores e motobombas – superou as expectativas. “No último ano, a linha representou 3% do nosso faturamento e o mercado externo apresenta ótima receptividade a esses produtos”, conta Marcelo Utrabo, CEO da Cia Caetano Branco.
O sucesso da exportação é principalmente nos países latino-americanos do setor das Cordilheiras dos Andes, devido ao incentivo que órgãos internacionais têm dado na implantação de biodigestores em diversas propriedades. Para Utrabo, há uma maior preocupação ambiental nesses países, o que explica o interesse pelos produtos Bio Soluções.
No Brasil, a Branco espera ainda maior crescimento no faturamento da linha e, principalmente, um aumento da consciência ambiental dos produtores. “Poucas empresas brasileiras compreendem esse conceito de crescimento sustentável. É necessário desenvolvermos a cultura pela busca do desenvolvimento com responsabilidade”, ressalta Utrabo.
Serviço:
Produtos da linha Bio Soluções
Motor B4T – 10 H Bio
Combustível: Biogás
Gerador B4T – 5000 Bio
Combustível: Biogás
Gerador B4T – 10000 Bioflex
Combustível: Biogás ou álcool
Motobomba para chorume B4T – 817 CH Bio
Combustível: Biogás
Motobomba para água B4T – 709 CH Bio
Combustível: Biogás
Fonte: Nume Comunicação - (41) 3023 6600
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura