AgroEncontro chega a terceira edição e reúne mais de 1.200 produtores canavieiros
Promovido pela Ourofino Agrociência, evento difundiu novas tecnologias e integrou parceiros do setor, através da promoção de trocas de experiências
Para a Nufarm, fabricante de defensivos agrícolas presente em mais de 100 países e no Brasil, com escritório comercial em São Paulo, complexo industrial no Ceará, além de 8 centros de distribuição em todo o território nacional, havia chegado o momento de trocar o software de seu departamento comercial. Era um sistema desenvolvido internamente que já não conseguia acompanhar o crescimento que a empresa projetava. E para isso, a Nufarm decidiu implantar as soluções da Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em plataforma de gerenciamento de relacionamento de clientes (CRM).
Após a substituição do software de vendas, foi realizada a criação efetiva do CRM e do SAC da empresa e, posteriormente, do processo de controle dos clientes. “Nesta fase passamos a ter uma visão dos clientes por região de atendimento. Paralelamente, obtivemos a visão de forecast. Agora, quando um agente de campo identifica um lead, ele já é cadastrado no sistema”, diz Marcos Bueno de Oliveira, gerente de TI para LATAM da Nufarm.
A implantação do Salesforce foi iniciada em 2012. “Hoje o tempo de comunicação, desde a inserção de um pedido até o armazenamento da informação, varia entre 1 e 2 segundos. Sabemos qual é o caminho do sucesso com o Salesforce”, diz Oliveira.
O gerente comenta que a implementação do Salesforce propiciou infraestrutura para os representantes de vendas da Nufarm, e que sem o sistema, a empresa não poderia ter atingido o crescimento exponencial que registrou nos últimos anos. De acordo com Oliveira, o controle das informações dos clientes era fragmentado, uma vez que dependia de arquivos de planilhas eletrônicas, os quais eram enviados por e-mail. “Atualmente, a transparência é total. O Salesforce gera relatórios do trabalho de cada representante de vendas, assim como de cada região – dividimos o País em norte e sul –, e de microrregiões”. Desse modo, a empresa tem conhecimento preciso e em tempo real dos volumes de produtos vendidos por cada funcionário e em cada região, e das margens de lucro relativas a todos os clientes.
A Nufarm ainda pretende implantar os recursos de comunidade propiciados por soluções da Salesforce, como o Community Cloud. Atualmente, um cliente que deseja pedir atendimento, como sanar dúvidas sobre débitos ou requisitar a segunda vida de um boleto, necessita contatar o SAC da empresa por telefone. Com a inserção do recurso de comunidades, esses serviços poderão ser feitos a partir de um portal digital.
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