Valtra deve anunciar resultados dos testes com biodiesel 100%
Os novos custos de produção das culturas de verão, inverno, permanente e das secas da safra 2008/09 já estão no site da Conab. As planilhas foram atualizadas com a pesquisa de preços efetuada no último mês de setembro, quando iniciou o plantio da safra. Informações sobre insumos, máquinas, implementos e serviços são algumas dos itens.
A pesquisa mostra o movimento de recursos para plantio nas principais praças formadoras de preços. O algodão, por exemplo, é produzido em cidades da Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já o amendoim se concentra em cidades do interior de São Paulo, maior estado produtor da cultura.
Segundo o gerente da área, Asdrúbal Jacobina, a elevação de preços, sobretudo de fertilizantes, definiu a preferência de algumas culturas, como as dos alimentos básicos. É o caso de arroz, trigo e feijão que estão com os preços de mercado acima que os de produção, segundo o último levantamento anunciado nesta quinta-feira (06/11) pela Conab.
Fertilizantes - Observando-se o apurado nas vendas de formulados de janeiro a setembro deste ano, e com base nas médias históricas de vendas de setembro a dezembro dos últimos dez anos, projeta-se que o consumo de adubos em 2008 fique em torno de 24,5 milhões de toneladas, volume esse jamais alcançado. Se esse número para 2008 se confirmar, teremos um decréscimo de 0,5%, se compararmos a um total de 24,6 milhões de toneladas produzidas e entregues ao consumidor final em 2007.
A publicação é uma das fontes usadas para calcular lucros ou prejuízos na produção agropecuária. Além dos indicativos de preços, o trabalho traça um panorama sobre os custos de mão-de-obra, uso de colheitadeiras e impostos.
Raimundo Estevam
Conab
www.conab.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura