Sojas diferentes do padrão comercial serão demonstradas pela Embrapa
A riqueza do Banco Ativo de Germoplasma está diretamente ligada à segurança genética da cultura
Em sua participação no Show Rural Coopavel 2026, a Jacto apresenta uma nova tecnologia de estabilidade de barras em sua linha de pulverizadores Uniport: o BalanceControl. A novidade pode ser conferida nos modelos 3030 e 4530, com barras de 32m e 36m, e chega com foco na transformação de desempenho das operações de pulverização no campo, com maior eficiência, precisão e produtividade.
O BalanceControl foi projetado para entregar melhor cobertura de produtos fitossanitários nas plantas, resultando em maior densidade de gotas por centímetro quadrado ao longo da faixa de aplicação. Além disso, o sistema permite maior tempo de operação dentro da altura ideal de pulverização, reduzindo oscilações e proporcionando ganhos operacionais de até 30%.
Ao proporcionar uma pulverização mais uniforme e estável, mesmo em terrenos irregulares, a tecnologia contribui diretamente para o uso racional de defensivos, redução de perdas e aumento da produtividade”, afirma Rodrigo Madeira, gerente de negócios da Jacto.
O sistema é formado por soluções mecânicas, hidráulicas e eletrônicas que ajustam automaticamente a posição das barras em tempo real conforme as variações do relevo. Esse mecanismo permite que o movimento da máquina seja independente das barras, acionando o sistema apenas quando necessário, o que reduz o desgaste dos componentes e aumenta sua durabilidade.
“O principal benefício dessa tecnologia está na maior precisão e uniformidade na aplicação, com ganhos de até 72% na cobertura e de até 92% na densidade de gotas por cm² em comparação a sistemas convencionais. A tecnologia também reduz a necessidade de intervenção do operador e aumenta a segurança durante a operação”, explica.
Outro destaque da Jacto nesse início de ano são os pulverizadores Uniport 2030 e 2530, cujo sistema de aplicação passa de 8 para 11 seções com a tecnologia MultiControl, o que proporciona mais economia na aplicação de produtos fitossanitários.
Com o objetivo de facilitar a operação, os modelos Uniport 2000 e Uniport 2030 ganharam uma nova solução de abre-linhas, e uma nova solução de bitola de 3,05 m ou 3,60 m está disponível nos modelos Uniport 2030, 2530 e 3030. A marca anuncia ainda nova linha de display EVOS 800 e Evos 1000 para os pulverizadores Uniport 2030 e 2530, reforçando o avanço de tecnologia da linha com foco em usabilidade para o operador.
Durante o Show Rural Coopavel 2026, a Jacto passa a disponibilizar ao mercado o Uniport 3030 Vortex, equipamento com sistema avançado de pulverização que utiliza assistência de ar para melhorar a formação, o transporte e o depósito das gotas ao longo de toda a planta.
“Em culturas com muita massa foliar, os terços médio e inferior das culturas são propícios para o desenvolvimento de doenças e infestações. A tecnologia Vortex entrega uma melhor cobertura nessas áreas, visto que a ação do ar reduz a deriva em até 35% e diminui a dependência das condições de vento, o que contribui para uma aplicação mais precisa e sustentável, com até 2x mais depósito em comparação à pulverização convencional”, diz João Victor Oliveira, especialista de produtos da Jacto.
Desta forma, com uma pulverização mais eficiente, o sistema Vortex melhora a qualidade da pulverização e pode reduzir o número de aplicações necessárias ao longo do ciclo da lavoura. Isso significa economia de tempo, insumos e combustível para o produtor rural, além de maior disponibilidade do equipamento e menos impacto ambiental.
Ao proporcionar maior deposição e permanência do produto na planta, o agricultor obtém ganhos operacionais expressivos — com destaque para até 35% de aumento no rendimento operacional — e maior potencial produtivo, resultado direto da qualidade superior da aplicação. Ainda, conforme o estádio fenológico da cultura, o agricultor tem a opção de pulverizar sem a assistência de ar.
“Essas inovações traduzem o compromisso da Jacto com a agricultura e com a sustentabilidade, pois levam mais resultados e tecnologia de ponta para quem produz”, resume Rodrigo Madeira.
As novidades estão sendo exibidas em primeira mão de até o dia 13 de fevereiro de 2026, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura