Nova rota turística destaca agronegócio paranaense

10.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Rota do Agronegócio será lançada nesta sexta-feira (13/11), na Chácara Graciosa, em Londrina/PR.

Além de um cenário exuberante, da terra roxa do norte paranaense regada à alta tecnologia, resultado do incessante trabalho das instituições de pesquisa científica, brotam grãos como soja, trigo, milho e feijão. A região é referência nacional em produtividade e melhoramento de espécies. Conta com propriedades vencedoras de premiações internacionais, especialmente na produção de cafés especiais. Londrina se destaca como um dos principais centros brasileiros de produção e comercialização de sêmen bovino de alta qualidade. A cidade também sedia um dos mais importantes eventos do agronegócio da América Latina, a Exposição Agropecuária de Londrina.

Todas essas potencialidades despertam a curiosidade de proprietários rurais, agrônomos, técnicos e interessados do Brasil e exterior que buscam informações e conhecimento sobre gestão de propriedade, produtividade e aplicação de técnicas de manejo. A fim de facilitar essa troca de experiências, o Sebrae/PR organizou a Rota do Agronegócio que une instituições de pesquisa científica, propriedades-modelo em tecnologia e processos produtivos, universidades, empresas, cooperativas e indústrias. Essa aposta no turismo pode estimular a geração de empregos, renda, atrair investimentos de capital, entrada de divisas estrangeiras, e criar oportunidades para o surgimento e desenvolvimento de novos empreendimentos.

O trabalho de diagnóstico, mapeamento, visitação, preparação e capacitação dos envolvidos na Rota do Agronegócio demorou cerca de 20 meses. O consultor do Sebrae/PR em Londrina, Sérgio Ozório, conta que uma das metas do projeto é promover a melhoria constante do setor. "Nosso estratégia está fundamentada em dois pilares, o desenvolvimento de produtos turísticos, no caso a Rota do Agronegócio, e a elevação da competitividade das empresas do setor por meio de ações de mercado e melhoria na gestão. Esta Rota vai receber interessados de todo o País e do todo o mundo, pois hoje o Brasil é referência mundial no agronegócio, o Paraná é destaque no Brasil e é no norte do Paraná que muitos ativos do setor estão localizados", destaca Sérgio Ozório.

Luis Roberto Saldanha, da Fazenda Califórnia, propriedade-modelo na produção de café e um dos atrativos da Rota do Agronegócio, acredita que o Sebrae/PR está fazendo um excelente trabalho, resultado que seria impossível de ser realizado individualmente.

"O Sebrae/PR vem contribuindo muito para estruturar e coordenar o turismo técnico-científico na região norte. Com o apoio da entidade, o trabalho fica muito mais focado e seguro. As missões visitantes têm objetivos comerciais e daí podem surgir novos parceiros de negócios. O fato de aliarmos a gestão moderna que vê os processos de forma holística à história da propriedade torna a Fazenda Califórnia um modelo de produção de alimentos, com forte atenção para qualidade, sustentabilidade, boas práticas agrícolas e valorização da mão-de-obra. Isso nos enche de orgulho", conta Luis Roberto Saldanha.

Para Cláudia de Lima Castro, da Bella Vista Turismo, o investimento que está sendo feito em turismo vai valorizar muito a região, atraindo estrangeiros, paranaenses e brasileiros. "Acredito que essa iniciativa de estruturar o turismo aqui na região, coloca a região norte do Paraná no mapa do turismo. Queremos que não só estrangeiros valorizem nossas belezas e avanços tecnológicos, mas também a população da região, do Estado e do Brasil. Precisamos agora nos esforçar para preparar bem nossos guias acompanhantes e desenvolver os setores de artesanato e gastronomia", observa Cláudia de Lima Castro.

José Carlos Vieira de Almeida, diretor de tecnologia de um dos maiores laboratórios de análise de solos do Brasil, o Laborsolo, localizado em Londrina, frisa que a Rota do Agronegócio é uma oportunidade para que os interessados possam conhecer melhor a região e para que a região faça a difusão de tecnologia.

"Normalmente o agricultor não conhece um laboratório de solos e os benefícios de lucratividade e sustentabilidade que os diagnósticos realizados trazem aos sistemas produtivos. Utilizamos alta tecnologia em análises físico-químicas e biológicas nas áreas agronômica, zootécnica e industrial para emitir os pareceres. Apesar de termos muitos destaques na região em agronegócio e sermos referência para o País, até então havia oportunidades que não eram exploradas, por isso acho interessante o trabalho de sistematizar e organizar o turismo técnico e científico na região", analisa José Carlos Vieira de Almeida.

A Rota do Agronegócio passa pelos municípios de Apucarana, Arapongas, Rolândia, Londrina, Ibiporã, Assaí, Tamarana, São Jerônimo da Serra, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Ribeirão do Pinhal, Tomazina, Ibaiti, Pinhalão e Guapirama.

Os roteiros são elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada grupo. O contato das agências que fazem a comercialização dos pacotes e outras informações estarão disponíveis em breve no site

A Rota do Agronegócio será lançada no dia 13 de novembro, na Chácara Graciosa, em Londrina e é apoiada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Londrina Convention & Visitors Bureau, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Prefeituras, Secretaria de Estado do Turismo, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Sociedade Rural do Paraná.

Cleide de Paula

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte

(43) 3344-5567

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025