Jacto - Divisão Agrícola anuncia nova presidência para 2014
Depois da iniciativa “Um Planeta Faminto”, iniciada em 2009, a BASF lançou uma nova fase da campanha intitulada: “Agricultura, o maior trabalho da Terra”. Desta vez, o foco é apresentar o universo agrícola ao cidadão que vive no meio urbano, destacando a presença da agricultura no dia-a-dia dos sete bilhões de pessoas do planeta.
Um vídeo de dois minutos (https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WTVEbqMAHgE), desenvolvido pela agência e21, do Grupo MTCOM, é a principal peça da iniciativa. No filme é contada a trajetória de um cidadão comum, desde seu nascimento até a idade adulta. Com linguagem emocional, o vídeo mostra a contribuição do trabalho do agricultor em todos os momentos da vida desse personagem.
De acordo com Oswaldo Marques, diretor de marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, a definição da abordagem adotada na campanha sustentou-se no resultado da pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que concluiu que mais de 40% dos entrevistados nos 12 principais centros urbanos brasileiros não compreendem o real significado da palavra agronegócio. “Outro dado interessante dessa pesquisa é que 48,7% dos jovens, entre 16 e 24 anos, desconhecem a atividade do agronegócio; 25% deles definem a profissão de agricultor como pouco ou nada importante para a sociedade. Acreditamos que, por meio de ações multimídias como a que estamos conduzindo, poderemos levar informação qualificada sobre o agronegócio a esse público formador de opinião”, afirma.
A campanha terá duração de quatro meses e abrangerá a veiculação de mídia em TV, Rádio, peças online e impressas. Na web, a ideia é levar o internauta - por meio dos anúncios - ao site da campanha: www.planetafaminto.com.br. Para os veículos impressos foram desenvolvidas nove peças, cuja abordagem é a valorização do agricultor e da terra. Serão ainda divulgados spots de rádio para todo o País com a mesma abordagem. Já em TV, o destaque fica por conta da exibição do filme no programa Globo Rural, no canal Globo News e Canal Rural. E o lançamento da campanha ocorreu no dia 28 de julho – Dia do Agricultor no intervalo comercial do programa Fantástico, da Rede Globo.
A campanha Planeta Faminto é parte da estratégia da unidade de Proteção de Cultivos na América do Sul, cujo foco principal é a conscientização da população em geral sobre a importância do produtor rural e sua atividade. Em sua etapa anterior, essa mensagem também foi transmitida por meio do patrocínio ao Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que conquistou o 1º lugar no desfile do grupo especial das Escolas de Samba do carnaval do Rio de Janeiro em 2013.
“Acreditamos em investimentos dessa natureza, que auxiliam na construção da reputação do segmento agrícola. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em dez anos, a demanda mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil atenderá cerca de 40% desta demanda. Nos últimos 13 anos, ainda, o agronegócio tem contribuído decisivamente para o superávit primário do balanço comercial brasileiro. A BASF acredita que o agricultor brasileiro pode ajudar a alimentar o mundo de forma sustentável, daí a continuidade da campanha ‘Um Planeta Faminto’”, afirma Maurício Russomanno, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
Ficha Técnica - Filme
Título: Planeta Faminto 2013 - “Agricultura, O maior trabalho da Terra”
Agência: e21
Cliente: BASF Agro
Criação: Eduardo Harthmann, Fernando Geisel e Lucas Kircher
Produtor Gráfico/RTVC: Alessandra Bastos
Atendimento: Luciane Martins, Alberto Meneghetti e Laura Torres
Planejamento: Eduardo Meurer e Fabiane Rittes
Mídia: Priscila Abreu e Deise Loreto
Produtora de Filmes: Mythago
Diretora de Cena: Mocita Fagundes
Produtora de Áudio: Radioativa
Aprovação: Laura Pires e Angela Neves
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura