No Show Rural, o tempo em tempo real

07.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Oswaldo Petrin

Será que vai chover? Fazer sol? Ou frio, em pleno verão? Conhecer o comportamento do clima e o que nos reserva a meteorologia é algo tão sério quanto fascinante. Pesquisadores do Iapar e Simepar reservam uma surpresa para esta edição do Show Rural.

Chova ou faça sol, os visitantes poderão ver como os técnicos monitoram o tempo e o clima, hoje tão presentes no cotidiano das pessoas. Explicações didáticas poderão desmistificar o significado de “sistemas frontais”, “áreas de instabilidade”, “massa de ar fria/quente” e outras expressões que ouvem diariamente no rádio e ou na TV.

Na unidade demonstrativa do Iapar o comportamento do clima poderá ser visto em tempo real – ilustrando as explicações dos técnicos e prestando serviços para atender à demanda local. Para a pesquisadora Angela Beatriz Ferreira da Costa, as previsões hoje são muito confiáveis, com índices de acerto em torno de 95%.

A tecnologia dos equipamentos, o salto no conhecimento técnico nos últimos anos – como o avanço dos modelos matemáticos, por exemplo – enfim, o domínio do conhecimento científico, proporcionou extraordinário ganho, tanto no índice de acerto como no grau de intensidade (severidade) dos fenômenos. Tudo isto elevou a margem de confiabilidade para 95%, hoje, comparada aos 75% nos anos 1980. Angela Costa e sua equipe também mostram essa trajetória.

Para o estado do Paraná essas previsões serão otimizadas a partir do segundo semestre deste ano, com a implantação, pelo Simepar, do segundo radar meteorológico, na região Oeste. A previsão meteorológica é de extrema utilidade e transcende o fator econômico. Ao vislumbrar a aproximação de fenômenos como tempestades, o serviço meteorológico está prestando um serviço social que pode evitar tragédias.

E o interesse das pessoas e empresas pela “previsão do tempo” há muito deixou de ser apenas do produtor rural. Alguns setores que estão de olho nas nuvens, literalmente: turismo, defesa civil, institutos de seguros, organizadores de eventos (esportivos ou não) e transportes, dentre outros.

O aprofundamento científico tem sido espetacular, capaz até de oferecer embasamento para hábitos antigos que, por falta de explicações mais consistentes, eram e ainda são tratadas como crendices. Nem todos mas muitas atitudes herdadas de antepassados podem ter consistência e lastro científico.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025