Nigerianos recebem treinamento sobre melhoramento

24.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA) recebe, de 24 de maio a 4 de junho, 10 técnicos do Conselho de Pesquisa Agrícola da Nigéria (ARCN), do Ministério de Agricultura e Recursos Hídricos. Cinco deles vão participar de um curso sobre melhoramento de frutas e cinco, do curso sobre melhoramento de mandioca. Em ambos, as aulas serão teóricas e práticas.

No primeiro, o conteúdo vai abranger melhoramento genético de aceroleira, abacaxizeiro, bananeira, citros, mamoeiro e maracujazeiro. Haverá excursão técnica ao Litoral Norte da Bahia e a Coração de Maria, regiões produtoras de citros e abacaxi, respectivamente.

No segmento da mandioca, além da biotecnologia aplicada no melhoramento, a programação vai abordar aspectos econômicos da mandiocultura brasileira, processamento de mandioca, usos das raízes e da parte aérea, doenças e pragas, uso da manipueira na alimentação animal, manejo e tratos culturais.

O curso é fruto do Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica entre Brasil e Nigéria, negociado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Um dos projetos visa ao desenvolvimento da produção e processamento agroindustrial de mandioca na Nigéria e tem o apoio financeiro da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica).

Léa Cunha,

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Telefone: (75) 3312-8076

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025