NewLeaf Symbiotics lança tecnologia para combate a 'Diabrotica virgifera'

Conforme a empresa, o TS201 promete revolucionar o controle da praga com método que ativa defesas naturais das plantas, oferecendo solução eficaz e sustentável para agricultores

07.03.2024 | 08:48 (UTC -3)
Revista Cultivar, com informações de NewLeaf Symbiotics

A NewLeaf Symbiotics, pesquisadora de micróbios facultativos metilotróficos pigmentados de rosa (Pink-Pigmented Facultative Methylotrophs - PPFMs), anunciou o lançamento do TS201 nos Estados Unidos. Esta tecnologia, registrada pela Agência de Proteção Ambienta dos EUA (EPA), representa novo método de biocontrole para repelir a "western corn rootworm" (Diabrotica virgifera). A praga é uma ameaça crescente para as lavouras, com variantes do inseto resistindo aos métodos tradicionais de controle.

Conforme a empresa, o TS201 ativa as defesas naturais das plantas, produzindo um composto que repele as larvas. Projetado para complementar as estratégias de proteção de culturas existentes, o TS201 mostrou-se eficaz em repelir a praga e aumentar a massa radicular.

Brent Smith, CEO da NewLeaf, destacou a importância da tecnologia TS201 diante da pressão crescente das variantes de pragas que resistem à rotação de culturas. Os testes de laboratório e ensaios de campo comprovaram a eficácia do TS201, que levou dez anos para ser desenvolvido. Nos testes, 80% das larvas de Diabrotica virgifera preferiram raízes não tratadas, enquanto apenas 4% escolheram as tratadas com TS201.

No campo, o TS201 demonstrou vantagens significativas, como retenção de culturas, aumento de rendimento, diminuição do acamamento e resultados mensuráveis na densidade radicular. Comparado ao crescimento radicular padrão, o TS201 proporcionou 9% mais raízes finas, 16% mais área superficial de raiz e raízes 10% mais profundas.

Natalie Breakfield, vice-presidente de pesquisa e descoberta da NewLeaf, enfatizou que o TS201 prepara o sistema imunológico da planta, promovendo um crescimento mais saudável através de uma melhor absorção de nutrientes e água, e reduzindo a susceptibilidade ao acamamento.

O TS201 está disponível através de parcerias com a Meristem Crop Performance no produto Guardx para milho, a Low Mu Tech no produto Terrasym 450+Dust + TS201 CRW e a AMVAC no produto bioinseticida BioWake Prime, todos aguardando aprovação da EPA. A NewLeaf avalia combinações potenciais da tecnologia TS201 com outros produtos para a temporada de plantio de 2024 (nos Estados Unidos).

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro