New Holland revela conceito de trator elétrico para operar em vinhedos

Straddle Tractor Concept é um trator conceito projetado para atender vinhedos estreitos, típicos das regiões vinícolas premium da França, como Champagne, Médoc e Borgonha

07.12.2021 | 14:56 (UTC -3)

Straddle Tractor Concept é um trator conceito projetado para atender vinhedos estreitos, típicos das regiões vinícolas premium da França, como Champagne, Médoc e Borgonha

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, apresentou mundialmente o Straddle Tractor Concept, um trator conceito projetado especificamente para atender às exigências dos vinhedos estreitos, típicos das regiões vinícolas premium da França, como Champagne, Médoc e Borgonha. 

Essas operações produzem vinhos de alta qualidade e alto valor a partir de uvas cultivadas em fileiras com menos de um metro e meio de largura, geralmente em encostas íngremes e em pequenos vinhedos. Nestas condições, a colheita é feita manualmente e a maior parte dos trabalhos de manutenção da vinha é efetuada por meio de um trator que se desloca por cima das filas.

Para desenvolver o Straddle Tractor Concept, a New Holland fez uma parceria com a Pininfarina, que desenvolveu um design futurista em torno da cabine, que oferece alto conforto e segurança, além do trator contar com tração elétrica, seguindo a estratégia da New Holland - líder global em energia limpa.

O design exterior geral se destaca pelas linhas fluídas e dinâmicas de inspiração automotiva. A moldura exposta confere um aspecto esportivo. O formato da cabine, inclinado na direção de trabalho, adiciona dinamismo ao veículo. O design da frente da máquina combina função com estilo. Inspirado no formato de uma taça de champanhe - alta, larga na parte superior e que vai afilando na parte inferior - é uma referência para os viticultores premium que constituem a sua principal base de clientes. Esta forma, juntamente com o vidro envolvente, fornece ao operador uma visibilidade excepcional nas vinhas e em toda a volta. 

O interior, facilmente acessível graças à grande porta única e assento giratório, oferece um ambiente extremamente confortável. O uso de madeira contribui para o toque luxuoso da cabine, que se conecta em aspecto novamente com o tipo de negócio do cliente, vinculado à madeira de barris de vinho.

“Nosso conceito inovador de trator Straddle oferece um vislumbre do futuro que os produtores de vinho premium com vinhedos estreitos e de alto valor podem aspirar. É o resultado da longa história de excelência da New Holland em vinhas em todo o mundo, combinada com a inovação inspirada da lendária casa de design Pininfarina. É a prova do esforço constante da New Holland para desenvolver novas soluções para atender às necessidades mais especializadas de nossos clientes e prevê uma expansão ainda maior de nossa ampla oferta - a mais ampla do setor”, afirma Carlo Lambro, presidente mundial da New Holland.

Fundada em 1930, a Pininfarina evoluiu de uma fábrica artesanal para um grupo de serviços internacional, virando sinônimo da expressão suprema do estilo automotivo e uma realidade estabelecida em questão de design industrial e de experiência, arquitetura, náutica e mobilidade que vai além do setor automotivo.

Kevin Rice, diretor de Criação da Pininfarina, explica: “Trabalhamos em equipe com a New Holland para conceber o Straddle Tractor, um conceito capaz de oferecer uma experiência completamente nova. Alavancamos nossas habilidades adquiridas em mais de 90 anos de design de automóveis, combinando um estilo único e distinto e desempenho de alto nível, sempre mantendo a experiência humana no centro. Na New Holland, encontramos um parceiro que partilha os nossos valores e a nossa abordagem orientada para a inovação; estamos confiantes de que o novo conceito será capaz de marcar os rumos futuros deste setor.”

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024