Técnicas identificam milho transgênico de forma ágil
Pesquisadores usam espectrometria e aprendizado de máquina para distinguir grãos com precisão
A Nescafé, marca de cafés da Nestlé, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA (Expocacer) deu início ao projeto inovador que visa promover um manejo regenerativo na produção de café, com ênfase na redução de emissão de GEE (gases de efeito estufa).
O objetivo principal da parceria é apoiar os cooperados na transição para uma cafeicultura regenerativa. O projeto é uma ação que integra diversas frentes de trabalho da Nescafé Plan, trabalhando com 100% de cafés certificados e oferecendo aos produtores um pacote completo de benefícios.
Entre as principais oportunidades, destacam-se as consultorias especializadas e o acesso a recursos inovadores que têm como objetivo melhorar a qualidade do café, reduzir as emissões de carbono e implementar práticas mais sustentáveis nas propriedades.
A parceria com a Nescafé prioriza também visitas técnicas com foco na produtividade da lavoura, capacitação contínua dos cooperados, treinamentos, dias de campo, suporte para otimização do uso de fertilizantes e manejo adequado do cultivo.
Mariana Velloso Heitor, presidente do Conselho de Administração da Expocacer, destacou a importância da iniciativa. "Estamos criando um ciclo sustentável de práticas regenerativas, que terão um impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para os produtores e para o mercado. Com o apoio da Nescafé, poderemos reforçar e disseminar para mais pessoas o conhecimento sobre as técnicas sustentáveis na cafeicultura, transformando a forma como o café é produzido e garantindo maior competitividade dos cooperados no mercado global."
Rodolfo Clímaco, Gerente de Agricultura de Cafés da Nestlé Brasil, reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade, afirmando: "Nosso objetivo é ganhar escala na cafeicultura regenerativa. A parceria com a Expocacer é um passo fundamental para promover práticas agrícolas que atendem às necessidades ambientais e sociais do presente e do futuro."
Para o Diretor Presidente Executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, com uma proposta de longo prazo e compromisso com a regeneração ambiental, o projeto com a Nescafé se apresenta como um marco para a cafeicultura sustentável no Brasil.
"O projeto representa um passo significativo para a nossos cooperados e para Expocacer. Este projeto traz não só uma abordagem regenerativa para o cultivo de café, como, também, proporciona aos produtores ferramentas concretas para aprimorar suas práticas agrícolas de forma sustentável e eficiente, atendendo às exigências do mercado”, destaca Simão Pedro.
O projeto contará com engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que prestarão assessorias técnicas, auxiliando os cooperados da Expocacer com orientações sobre a execução do projeto e garantindo o cumprimento dos propósitos da Nescafé e da Expocacer.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura